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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Macedo, William Gustavo da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-12-20T20:36:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-12-20T20:36:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644205 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho tem por objetivo pensar o Ensino de Filosofia no Ensino Médio orientado pelo viés da Pedagogia do Conceito. Desse modo, temos como referencial teórico base o pensamento dos filósofos franceses Gilles Deleuze e Félix Guattari por meio da obra O que é a Filosofia?, bem como outras obras no âmbito do pensamento deleuziano. Consideramos, portanto, o olhar para a Filosofia enquanto disciplina criadora de conceitos, e a partir de tal compreensão buscamos promover no espaço da sala de aula do Ensino Médio momentos que visem propiciar o desenvolvimento de experiências do pensamento, isto é, possibilitar atividades orientadas pela Pedagogia do Conceito que promovam nos estudantes vivenciar a Filosofia. Assim, traçamos como objetivo geral de nossa pesquisa investigar a Pedagogia do Conceito e sua possível aplicabilidade nas salas de aulas do Ensino Médio, bem como propor segundo a Filosofia de Gilles Deleuze e Félix Guattari viabilizar condições que permitam pensar a criação de conceitos, num modelo de ensino que vá além do ensino historiográfico e contribua para uma formação filosófica dos estudantes e professores de Filosofia; Igualmente, nos dedicaremos à elaboração de material didático que favoreça o processo criativo-filosófico e por fim avaliaremos como ocorre o processo de criação ou apropriação de conceitos nas aulas de Filosofia por meio da elaboração, execução e avaliação de Oficinas Filosóficas. Por fim, pensamos que a Pedagogia do Conceito no Ensino de Filosofia pode viabilizar ações e estratégias que contribuem diretamente para o ensino filosófico. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4,4 mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Filosofia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia do Conceito | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Oficinas filosóficas | pt_BR |
Título: dc.title | CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA DO CONCEITO PARA O ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Metrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Filosofia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFilo |
Arquivos associados: | ||||
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Arquivo-dissertação.pdf | 4,25 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/644205/2/Arquivo-dissertação.pdfDownload |
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