CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA DO CONCEITO PARA O ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMacedo, William Gustavo da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-12-20T20:36:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-12-20T20:36:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-
identificador: dc.identifier.otherDissertaçãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644205-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho tem por objetivo pensar o Ensino de Filosofia no Ensino Médio orientado pelo viés da Pedagogia do Conceito. Desse modo, temos como referencial teórico base o pensamento dos filósofos franceses Gilles Deleuze e Félix Guattari por meio da obra O que é a Filosofia?, bem como outras obras no âmbito do pensamento deleuziano. Consideramos, portanto, o olhar para a Filosofia enquanto disciplina criadora de conceitos, e a partir de tal compreensão buscamos promover no espaço da sala de aula do Ensino Médio momentos que visem propiciar o desenvolvimento de experiências do pensamento, isto é, possibilitar atividades orientadas pela Pedagogia do Conceito que promovam nos estudantes vivenciar a Filosofia. Assim, traçamos como objetivo geral de nossa pesquisa investigar a Pedagogia do Conceito e sua possível aplicabilidade nas salas de aulas do Ensino Médio, bem como propor segundo a Filosofia de Gilles Deleuze e Félix Guattari viabilizar condições que permitam pensar a criação de conceitos, num modelo de ensino que vá além do ensino historiográfico e contribua para uma formação filosófica dos estudantes e professores de Filosofia; Igualmente, nos dedicaremos à elaboração de material didático que favoreça o processo criativo-filosófico e por fim avaliaremos como ocorre o processo de criação ou apropriação de conceitos nas aulas de Filosofia por meio da elaboração, execução e avaliação de Oficinas Filosóficas. Por fim, pensamos que a Pedagogia do Conceito no Ensino de Filosofia pode viabilizar ações e estratégias que contribuem diretamente para o ensino filosófico.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4,4 mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Filosofiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Médiopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia do Conceitopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectOficinas filosóficaspt_BR
Título: dc.titleCONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA DO CONCEITO PARA O ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMetrado Profissional em Filosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineFilosofiapt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFilo


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons