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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Santa Maria - UFSM | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Becker, Carolina Bitencourt | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-12-09T20:38:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-12-09T20:38:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-07-07 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação Carolina Bitencourt Becker | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/643954 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente pesquisa investigou como os professores da disciplina de História dos Anos Finais do Ensino Fundamental, que atuam nas Escolas Municipais da sede do Município de São Sepé/RS, concebem as práticas avaliativas e a teoria da aprendizagem significativa em suas realidades. Assim, a partir das respostas dos educadores, buscou-se compreender a percepção sobre a avaliação e a aprendizagem significativa, e refletir sobre as dificuldades encontradas pelos docentes ao relacionar esses dois temas. A abordagem metodológica é qualitativa (Flick, 2009) através de entrevista semiestruturada e questionário. A técnica utilizada foi a Análise de Conteúdo (Bardin, 2016). A base teórica fundamentou-se em David Ausubel (1980) e Moreira (1982, 1997, 2012) para trabalhar o conceito de Aprendizagem Significativa. Seffner (2013), Rusen (2010) e a Educação Histórica, e Hoffmann (2001, 2003, 2012, 2014), entre outros. No decorrer desse trabalho evidencia-se, dentre outros fatores, que as dificuldades encontradas para os professores alcançarem aprendizagens significativas com os seus alunos começa pelo desconhecimento dessa teoria cognitiva. Essa expressão acabou sendo usada no meio educacional de forma superficial em que se torna um objetivo a ser alcançado, mas sem a sua análise enquanto conceito. Sobre as avaliações, é necessário que elas estimulem o espírito investigativo e o questionamento, usando principalmente de fontes históricas para análise. Outro problema é a falta de interesse e motivação dos alunos em aprender, além da dificuldade dos educandos em expressarem-se por escrito e oralmente, de forma autoral. O que demonstra que o incentivo ainda tem sido à mecanização da aprendizagem, sendo que os alunos estão acostumados a reproduzir e memorizar respostas. Constatou a necessidade de um planejamento de aula estruturado e os objetivos de aprendizagem claros, para que avaliação não seja um fim em si mesma e a expressão aprendizagem significativa um discurso vazio de sentido. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,74 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Saberes e práticas no espaço escolar | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Cotidiano escolar e saberes históricos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem Significativa | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação da Aprendizagem | pt_BR |
Título: dc.title | PRÁTICAS AVALIATIVAS DE HISTÓRIA E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE SÃO SEPÉ/RS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória) | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Elaboração de Defesa de Mestrado/Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória |
Arquivos associados: | ||||
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Dissertação Carolina Bitencourt Becker.pdf | 1,79 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/643954/2/Dissertação Carolina Bitencourt Becker.pdfDownload |
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