PRÁTICAS AVALIATIVAS DE HISTÓRIA E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE SÃO SEPÉ/RS

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Santa Maria - UFSMpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBecker, Carolina Bitencourt-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-12-09T20:38:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-12-09T20:38:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-07-07-
identificador: dc.identifier.otherDissertação Carolina Bitencourt Beckerpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/643954-
Resumo: dc.description.abstractA presente pesquisa investigou como os professores da disciplina de História dos Anos Finais do Ensino Fundamental, que atuam nas Escolas Municipais da sede do Município de São Sepé/RS, concebem as práticas avaliativas e a teoria da aprendizagem significativa em suas realidades. Assim, a partir das respostas dos educadores, buscou-se compreender a percepção sobre a avaliação e a aprendizagem significativa, e refletir sobre as dificuldades encontradas pelos docentes ao relacionar esses dois temas. A abordagem metodológica é qualitativa (Flick, 2009) através de entrevista semiestruturada e questionário. A técnica utilizada foi a Análise de Conteúdo (Bardin, 2016). A base teórica fundamentou-se em David Ausubel (1980) e Moreira (1982, 1997, 2012) para trabalhar o conceito de Aprendizagem Significativa. Seffner (2013), Rusen (2010) e a Educação Histórica, e Hoffmann (2001, 2003, 2012, 2014), entre outros. No decorrer desse trabalho evidencia-se, dentre outros fatores, que as dificuldades encontradas para os professores alcançarem aprendizagens significativas com os seus alunos começa pelo desconhecimento dessa teoria cognitiva. Essa expressão acabou sendo usada no meio educacional de forma superficial em que se torna um objetivo a ser alcançado, mas sem a sua análise enquanto conceito. Sobre as avaliações, é necessário que elas estimulem o espírito investigativo e o questionamento, usando principalmente de fontes históricas para análise. Outro problema é a falta de interesse e motivação dos alunos em aprender, além da dificuldade dos educandos em expressarem-se por escrito e oralmente, de forma autoral. O que demonstra que o incentivo ainda tem sido à mecanização da aprendizagem, sendo que os alunos estão acostumados a reproduzir e memorizar respostas. Constatou a necessidade de um planejamento de aula estruturado e os objetivos de aprendizagem claros, para que avaliação não seja um fim em si mesma e a expressão aprendizagem significativa um discurso vazio de sentido.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,74 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSaberes e práticas no espaço escolarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCotidiano escolar e saberes históricospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem Significativapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação da Aprendizagempt_BR
Título: dc.titlePRÁTICAS AVALIATIVAS DE HISTÓRIA E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE SÃO SEPÉ/RSpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineElaboração de Defesa de Mestrado/Dissertaçãopt_BR
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