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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | PROF-FILO/UFES | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Paulo Renato | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-11-13T17:36:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-11-13T17:36:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-10-13 | - |
identificador: dc.identifier.other | TCC PROF-FILO/UFES Paulo Renato Oliveira Silva | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/643185 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Essa pesquisa disserta sobre o Ensino de Filosofia para turmas de primeira série do ensino médio nos centros socioeducativos do IASES em Cariacica – ES, emergido da necessidade de uma proposta antirracista na educação. Tal necessidade é ocasionada pelo fenômeno de recorte racial dos jovens internos, sendo negros a maioria da população. Visando romper as estruturas racistas das sociedades ocidentais, trazemos como proposta um Ensino de Filosofias, promovendo para estes jovens uma aproximação para além dos cânones presente em nossa sociedade. No desenvolvimento desta proposta nos deparamos com diversos desafios, desde a dificuldade de materiais didáticos que contemplem a Lei 10.639/03 até um método de seja eficaz para os parâmetros da socioeducação. Com este panorama em nossa realidade de pesquisa, trataremos de aspectos evidenciam o racismo estrutural de nossa cultura, que influencia nossas instituições públicas. Superado alguns desses desafios, essa pesquisa tem como pretensão trabalhar o ensino da tradição da filosofia Ubuntu proposta pelo filósofo sul-africano Mogobe Ramose, valendo-se da tradição ancestral de filosofar e ensinar pela oralidade. Essa tradição se fez de extrema importância, pois os socioeducandos não possuem acesso aos textos filosóficos fora do ambiente de sala de aula, por questões de segurança. Essa abordagem foi satisfatória na proposta desta pesquisa. Assim, rompendo as estruturas racistas de nossa cultura, este trabalho faz emergir a oportunidade de se pensar uma socioeducação livre das amarras coloniais de nosso povo, praticando um Ensino de Filosofia que seja evidente para os estudantes. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,29 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Socioeducação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Filosofia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Racismo Estrutural | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ubuntu | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ética | pt_BR |
Título: dc.title | ENSINO DE FILOSOFIA NA SOCIOEDUCAÇÃO: UMA PERSPECTIVA PLURIVERSAL E ANTIRRACISTA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFilo |
Arquivos associados: | ||||
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Paulo Renato Dissertacao Final.pdf | 1,32 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/643185/2/Paulo Renato Dissertacao Final.pdfDownload |
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