O ensino de filosofia, desde uma perspectiva latino-americana, no combate ao mito da democracia racial

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Autor(es): dc.contributorPROF-FILO/UFESpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorDias Jr., Jair-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-11-13T17:25:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-11-13T17:25:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-09-27-
identificador: dc.identifier.otherTCC PROF-FILO/UFES Jair Fortunato Dias Júniorpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/643184-
Resumo: dc.description.abstractEm consonância com a lei 10639/2003, que preza pela promoção da igualdade racial dentro do ambiente escolar, e do pensamento filosófico, a partir do horizonte da filosofia da libertação de Enrique Dussel, buscamos, neste trabalho, levar o pensamento filosófico, desde esta perspectiva da libertação, para dentro das salas de aula com o intuito de promover a igualdade racial e iniciar um processo de desconstrução do “mito da democracia racial”. Os três primeiros capítulos compõem a parte teórica. No primeiro, procuramos definir Filosofia como uma busca profunda pelo conhecimento das coisas a partir de cinco características básicas: a totalidade/destotalização; a aproximação; a exterioridade; a alteridade; e por último a libertação; para isso, usamos o pensamento de autores como Roberto Gomes e Enrique Dussel. Adentramos o segundo capítulo mostrando o diálogo existente entre Filosofia e Ensino, ambos buscando a libertação completa do sujeito e não apenas uma instrução a respeito do conhecimento acumulada ao longo dos anos. No terceiro capítulo explanamos, já que o trabalho se trata da promoção da igualdade racial, sobre a necessidade de medidas reparadoras à raça negra brasileira; e para isso fizemos um percurso histórico que culmina com a situação atual do negro no Brasil. Também neste capítulo buscamos definir o que é o “mito da democracia racial”. Nos dois últimos capítulos narramos a implementação de atividades didáticas, desenvolvidas no Centro Interescolar Doutor Raimundo Soares de Albergaria Filho, no município mineiro de Governador Valadares, que busca desconstruir o “mito da democracia racial” a partir das aulas de Filosofia. Iniciamos relatando uma síntese do projeto de intervenção e logo descrevemos onde e como ele ocorreu. Os resultados e as considerações finais, bem como os anexos com fotos e trabalhos, estão na parte final deste trabalho.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3,78 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectFilosofiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLibertaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectIdeologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEscolapt_BR
Título: dc.titleO ensino de filosofia, desde uma perspectiva latino-americana, no combate ao mito da democracia racialpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Filosofiapt_BR
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