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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | PROF-FILO/UFES | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Dias Jr., Jair | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-11-13T17:25:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-11-13T17:25:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-09-27 | - |
identificador: dc.identifier.other | TCC PROF-FILO/UFES Jair Fortunato Dias Júnior | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/643184 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Em consonância com a lei 10639/2003, que preza pela promoção da igualdade racial dentro do ambiente escolar, e do pensamento filosófico, a partir do horizonte da filosofia da libertação de Enrique Dussel, buscamos, neste trabalho, levar o pensamento filosófico, desde esta perspectiva da libertação, para dentro das salas de aula com o intuito de promover a igualdade racial e iniciar um processo de desconstrução do “mito da democracia racial”. Os três primeiros capítulos compõem a parte teórica. No primeiro, procuramos definir Filosofia como uma busca profunda pelo conhecimento das coisas a partir de cinco características básicas: a totalidade/destotalização; a aproximação; a exterioridade; a alteridade; e por último a libertação; para isso, usamos o pensamento de autores como Roberto Gomes e Enrique Dussel. Adentramos o segundo capítulo mostrando o diálogo existente entre Filosofia e Ensino, ambos buscando a libertação completa do sujeito e não apenas uma instrução a respeito do conhecimento acumulada ao longo dos anos. No terceiro capítulo explanamos, já que o trabalho se trata da promoção da igualdade racial, sobre a necessidade de medidas reparadoras à raça negra brasileira; e para isso fizemos um percurso histórico que culmina com a situação atual do negro no Brasil. Também neste capítulo buscamos definir o que é o “mito da democracia racial”. Nos dois últimos capítulos narramos a implementação de atividades didáticas, desenvolvidas no Centro Interescolar Doutor Raimundo Soares de Albergaria Filho, no município mineiro de Governador Valadares, que busca desconstruir o “mito da democracia racial” a partir das aulas de Filosofia. Iniciamos relatando uma síntese do projeto de intervenção e logo descrevemos onde e como ele ocorreu. Os resultados e as considerações finais, bem como os anexos com fotos e trabalhos, estão na parte final deste trabalho. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3,78 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Filosofia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Libertação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ideologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Escola | pt_BR |
Título: dc.title | O ensino de filosofia, desde uma perspectiva latino-americana, no combate ao mito da democracia racial | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFilo |
Arquivos associados: | ||||
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TCC final jair.pdf | 3,87 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/643184/2/TCC final jair.pdfDownload |
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