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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | PROF-FILO/UFES | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Oliveira, Márcio | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-11-13T17:04:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-11-13T17:04:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-09-27 | - |
identificador: dc.identifier.other | TCC PROF-FILO/UFES Márcio de Freitas Oliveira | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/643181 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta investigação trata da significância filosófica do conceito de amor em Platão, abordada de forma lúdica nas aulas de Filosofia com alunos do ensino médio em uma escola estadual na cidade de Vila Velha, ES; para tal, foram estabelecidos movimentos inspirados pelos conteúdos e metodologias contidos no Banquete. Com isso, este estudo retoma alguns elementos históricos referentes à presença do ensino de Filosofia no sistema educacional brasileiro nas últimas décadas, amplifica a ideia do ludus e sua função didática significante, conhece, aprofunda e atualiza a temática do amor apreendida pelos estudantes, detalha a concepção de Eros na obra platônica, e, por fim, sugere movimentos progressivos, no intuito de demostrar o papel determinante das inferências lúdicas no processo de ensino e aprendizagem e no amor com e entre os alunos. Em termos metodológicos, a pesquisa constitui-se como uma tentativa de atualização e execução prática da maiêutica e dialética socrático-platônica, em que se busca reinterpretar e ressignificar o amor platônico nas existências reais. Os resultados a partir dessa proposta concomitantemente didática e filosófica demostraram a eficácia da metodologia no que se refere à ampliação e significância do Eros, de modo que tais concepções puderam ser superadas na própria esfera cotidiana. Diante disso, para além do processo humano motivado por essas abordagens, espera-se estimular outras práticas lúdicas semelhantes a serem incorporadas no ensino e aprendizagem da Filosofia, em diversas temáticas contidas nas grades curriculares em todos os níveis do ensino básico. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3,77 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Filosofia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Amor | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Abordagens | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Lúdico | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Platão | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Banquete | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Eros | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Significância | pt_BR |
Título: dc.title | A SIGNIFICÂNCIA DO AMOR EM PLATÃO: Uma abordagem com práticas lúdicas | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFilo |
Arquivos associados: | ||||
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Márcio de Freitas Oliveira_PROF-FILO.pdf | 3,86 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/643181/2/Márcio de Freitas Oliveira_PROF-FILO.pdfDownload |
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