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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | PROF-FILO/UFES | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Carvalho Oliveira, Ramando | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-11-13T16:50:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-11-13T16:50:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-03-17 | - |
identificador: dc.identifier.other | TCC PROF-FILO/Ufes Ramando Oliveira | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/643179 | - |
Resumo: dc.description.abstract | No formato de uma pesquisa-ação, a presente dissertação sob o título “A racionalidade comunicativa como método de debate para a Educação em Direitos Humanos no ensino- aprendizagem de Filosofia”, objetiva através de uma intervenção prática educacional realizada junto a estudantes do Ensino Médio da rede pública estadual implementar e analisar a prática e desafios de uma abordagem de dinâmica de debate no ensino-aprendizagem de Filosofia vinculado a uma proposta de Educação em Direitos Humanos (EDH), organicamente conectada à perspectiva da Racionalidade Comunicativa de Jürgen Habermas. Buscamos valorizar as competências comunicativas dos estudantes fundamentada por um entendimento na busca por consenso utilizando as pretensões de validade dos atos da fala, com a especificidade da EDH em três eixos temáticos: 1) diversidade étnico-racial 2) religiosa e 3) sexual. Desta forma procuramos dar conta da construção e problematização de uma abordagem de um “Debate Comunicativo” através do qual os estudantes debatam de maneira significativa em um processo de ensino-aprendizagem de Filosofia temas relativos à sociodiversidade. A pesquisa se assenta em despertar nos estudantes a percepção da necessidade de coordenação de suas competências comunicativas, apontando-as para interseções dialogais que um entendimento entre as partes é fator essencial para a amenização de uma crise de consensos em uma contingência sociocultural marcada por conflitos de discursos, patologias comunicacionais e violações dos Direitos Humanos, tanto na sociedade, quanto no ambiente escolar. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2,35 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino-aprendizagem de Filosofia. Racionalidade Comunicativa. Direitos Humanos. Jürgen Habermas. | pt_BR |
Título: dc.title | A RACIONALIDADE COMUNICATIVA COMO MÉTODO DE DEBATE PARA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE FILOSOFIA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFilo |
Arquivos associados: | ||||
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DISSERTAÇÃO FINAL.pdf | 2,41 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/643179/2/DISSERTAÇÃO FINAL.pdfDownload |
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