A FILOSOFIA NA CIBERCULTURA: O USO DAS REDES SOCIAIS NO ENSINO DE FILOSOFIA

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Autor(es): dc.contributorMestrado Profissional em Filosofia (UFPI)pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorOLIVEIRA, Marcos Francisco de Amorim-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-27T19:56:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-27T19:56:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-03-12-
identificador: dc.identifier.otherDissertação Final Marcos Amorim Oliveirapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/642705-
Resumo: dc.description.abstractA presente pesquisa intitulada A Filosofia na Cibercultura: as Redes Sociais no Ensino de Filosofia foi realizada tendo como problemática a passividade social no uso das redes sociais digitais. Teve-se como objetivo geral demonstrar as redes sociais digitais como espaço de ensino filosófico voltado como foco na participação social e política. Os objetivos específicos foram: 1) Abordar as características da cibercultura (contextualização): técnica virtual, hipertexto e inteligência coletiva 2) Compreender as raízes referentes às sombras da cibercultura. 3) Comparar na prática as redes sociais digitais com os ambientes virtuais de educação. A metodologia usada foi realizada em dois momentos: pesquisa bibliográfica com caráter fenomenológico e uma parte prática a partir de um curso de extensão. A pesquisa bibliográfica teve como referencial teórico principal Pierre Lévy em diálogo com outros autores. O curso de extensão foi realizado através da Universidade Federal do Piauí, sendo aberto para alunos do Ensino Médio, das Licenciaturas e para a comunidade em geral, com carga horária de 40h e contando com momentos presenciais e à distância. Nos momentos presenciais foram realizadas palestras e discussões em grupo sobre filmes e séries que tratam sobre novas tecnologias e redes sociais. Na parte virtual foram realizadas postagens em redes sociais digitais pelos participantes a partir da orientação feita pela coordenação do curso. Pôde-se notar que mais de noventa por cento dos participantes tiveram facilidade em usar as redes sociais no campo do ensino filosófico e poucos tiveram dificuldade ou não abertura para com a proposta. Percebeu-se, a partir da teoria e prática, que a proposta das redes sociais digitais no ensino de filosofia é válida para os dias atuais tendo em vista que, em boa parte das vezes, os ambientes virtuais carecem de participação ativa e reflexiva.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4,5 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectFilosofiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCiberculturapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRedes sociaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsinopt_BR
Título: dc.titleA FILOSOFIA NA CIBERCULTURA: O USO DAS REDES SOCIAIS NO ENSINO DE FILOSOFIApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseFilosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineFilosofiapt_BR
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