Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Mestrado Profissional em Filosofia (UFPI) | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | OLIVEIRA, Marcos Francisco de Amorim | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-10-27T19:56:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-10-27T19:56:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-03-12 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação Final Marcos Amorim Oliveira | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/642705 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente pesquisa intitulada A Filosofia na Cibercultura: as Redes Sociais no Ensino de Filosofia foi realizada tendo como problemática a passividade social no uso das redes sociais digitais. Teve-se como objetivo geral demonstrar as redes sociais digitais como espaço de ensino filosófico voltado como foco na participação social e política. Os objetivos específicos foram: 1) Abordar as características da cibercultura (contextualização): técnica virtual, hipertexto e inteligência coletiva 2) Compreender as raízes referentes às sombras da cibercultura. 3) Comparar na prática as redes sociais digitais com os ambientes virtuais de educação. A metodologia usada foi realizada em dois momentos: pesquisa bibliográfica com caráter fenomenológico e uma parte prática a partir de um curso de extensão. A pesquisa bibliográfica teve como referencial teórico principal Pierre Lévy em diálogo com outros autores. O curso de extensão foi realizado através da Universidade Federal do Piauí, sendo aberto para alunos do Ensino Médio, das Licenciaturas e para a comunidade em geral, com carga horária de 40h e contando com momentos presenciais e à distância. Nos momentos presenciais foram realizadas palestras e discussões em grupo sobre filmes e séries que tratam sobre novas tecnologias e redes sociais. Na parte virtual foram realizadas postagens em redes sociais digitais pelos participantes a partir da orientação feita pela coordenação do curso. Pôde-se notar que mais de noventa por cento dos participantes tiveram facilidade em usar as redes sociais no campo do ensino filosófico e poucos tiveram dificuldade ou não abertura para com a proposta. Percebeu-se, a partir da teoria e prática, que a proposta das redes sociais digitais no ensino de filosofia é válida para os dias atuais tendo em vista que, em boa parte das vezes, os ambientes virtuais carecem de participação ativa e reflexiva. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4,5 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Filosofia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Cibercultura | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Redes sociais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | pt_BR |
Título: dc.title | A FILOSOFIA NA CIBERCULTURA: O USO DAS REDES SOCIAIS NO ENSINO DE FILOSOFIA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Filosofia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFilo |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertação Final Marcos Amorim Oliveira.pdf | Dissertação Prof-Filo | 4.39 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/642705/2/Dissertação Final Marcos Amorim Oliveira.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons