ENSINAR FILOSOFIA À MANEIRA PRAGMATISTA: CONTRIBUIÇÕES DE CHARLES SANDERS PEIRCE

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Autor(es): dc.contributorMestrado Profissional em Filosofia (UFPI)pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorVIANA, Giovanni Meneses-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-27T18:36:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-27T18:36:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-27-
identificador: dc.identifier.otherDISSERTAÇÃO VERSÃO FINAL CONCLUIDA GIOVANNIpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/642691-
Resumo: dc.description.abstractA presente Dissertação de Mestrado desenvolvida no Programa de Pós- Graduação em Filosofia denomina-se “Ensinar filosofia à maneira pragmatista: contribuições de Charles Sanders Peirce”. Este estudo tem por finalidade realizar uma investigação sobre o “ensinar filosofia” com base no método pragmatista com o objetivo de apresentar uma sistematização na forma de unidades didáticas inspiradas nas contribuições de uma filosofia que forneça pressupostos lógicos e teóricos sobre o desenvolvimento do pensar numa perspectiva epistemológica crítica, ativa e, sobretudo, menos especulativa. Entende-se que “ensinar filosofia pelo método pragmatista” segue uma abordagem que envolve a atividade de ensino no domínio de algumas habilidades tais como: articulação teoria e prática, pensamento operatório, aprender fazendo, aprendizado do pensamento científico, aprender de forma criativa, ou seja, ensinar filosofia com base nas contribuições teóricas da tradição pragmatista, de maneira mais especifica, na filosofia peirceana. Portanto, pretende-se iniciar com um estudo bibliográfico sobre o pragmatismo relacionando-o ao ensino de filosofia, desenvolver uma investigação sobre as possibilidades teóricas que a escola pragmatista pode oferecer ao ensino de filosofia no nível médio. Desta forma, o foco da pesquisa reside na proposta “ensinar filosofia com base no método pragmatista” para enfatizar o caráter da filosofia muito mais como exercício de pensar do que propriamente enquanto ensino que prioriza o repasse de conteúdo. O que se quer enfatizar é o “filosofar”. Portanto, a pesquisa trata-se de uma investigação sobre a metodologia filosófica de ensinar filosofia com base na escola pragmatista.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,8 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFilosofiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPragmatismopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPeircept_BR
Título: dc.titleENSINAR FILOSOFIA À MANEIRA PRAGMATISTA: CONTRIBUIÇÕES DE CHARLES SANDERS PEIRCEpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseFilosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineFilosofiapt_BR
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