METODOLOGIA DO ENSINO DA FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO, NA PERSPECTIVA DA MAIÊUTICA SOCRÁTICA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Cearápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMelo, Francisco Cleano Lima-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-19T21:22:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-19T21:22:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-07-
identificador: dc.identifier.otherDissertação Cleanopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/642450-
Resumo: dc.description.abstractO presente estudo tem como objetivo apresentar uma proposta metodológica de ensino da filosofia no ensino médio tendo como referencia a maiêutica socrática. Para esse empreendimento, foi realizada inicialmente a leitura e analise de textos de Xenofonte (Ditos e feitos memoráveis de Sócrates e Apologia de Sócrates), Aristófanes (As Nuvens) e Platão (Defesa de Sócrates) que nos apresentam um “retrato” de Sócrates, considerando que este ultimo nada deixou quanto a escritos. Em todas elas procuramos destacar os traços mais importantes da vida de Sócrates e de sua atividade. Posteriormente foram apresentados material e métodos das atividades referentes ao grupo focal, sendo enfatizado o emprego da maiêutica socrática, também esta ultima, objeto de devida apreciação. A investigação se baseia também no compartilhamento de ideias do grupo, no dialogo, nas leituras, nas perguntas, nos questionários e nos relatos de experiências. Neste intuito, ao final desse empreendimento filosófico, foram apresentados os resultados e as discussões da pesquisa, tendo como pressupostos, o referencial bibliográfico e a metodologia fundamentada na maiêutica. Por meio da atitude dialógica realizada no grupo focal foi possível perceber as contribuições da filosofia socrática para o ensino médio na atualidade. O questionamento se mostrou como uma possibilidade de pensar e refletir criticamente, tornando-se um caminho para a construção conceitual por meio do dialogo e da leitura. Na conclusão da investigação procura-se destacar a contribuição do método socrático para a docência da filosofia no Ensino Médio.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent839 Kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Filosofiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSócratespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMaiêuticapt_BR
Título: dc.titleMETODOLOGIA DO ENSINO DA FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO, NA PERSPECTIVA DA MAIÊUTICA SOCRÁTICApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Filosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFilo


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons