Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Melo, Francisco Cleano Lima | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-10-19T21:22:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-10-19T21:22:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-07 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação Cleano | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/642450 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente estudo tem como objetivo apresentar uma proposta metodológica de ensino da filosofia no ensino médio tendo como referencia a maiêutica socrática. Para esse empreendimento, foi realizada inicialmente a leitura e analise de textos de Xenofonte (Ditos e feitos memoráveis de Sócrates e Apologia de Sócrates), Aristófanes (As Nuvens) e Platão (Defesa de Sócrates) que nos apresentam um “retrato” de Sócrates, considerando que este ultimo nada deixou quanto a escritos. Em todas elas procuramos destacar os traços mais importantes da vida de Sócrates e de sua atividade. Posteriormente foram apresentados material e métodos das atividades referentes ao grupo focal, sendo enfatizado o emprego da maiêutica socrática, também esta ultima, objeto de devida apreciação. A investigação se baseia também no compartilhamento de ideias do grupo, no dialogo, nas leituras, nas perguntas, nos questionários e nos relatos de experiências. Neste intuito, ao final desse empreendimento filosófico, foram apresentados os resultados e as discussões da pesquisa, tendo como pressupostos, o referencial bibliográfico e a metodologia fundamentada na maiêutica. Por meio da atitude dialógica realizada no grupo focal foi possível perceber as contribuições da filosofia socrática para o ensino médio na atualidade. O questionamento se mostrou como uma possibilidade de pensar e refletir criticamente, tornando-se um caminho para a construção conceitual por meio do dialogo e da leitura. Na conclusão da investigação procura-se destacar a contribuição do método socrático para a docência da filosofia no Ensino Médio. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 839 Kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Filosofia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sócrates | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Maiêutica | pt_BR |
Título: dc.title | METODOLOGIA DO ENSINO DA FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO, NA PERSPECTIVA DA MAIÊUTICA SOCRÁTICA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFilo |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertação Cleano.pdf | 839,06 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/642450/2/Dissertação Cleano.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons