Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Soares, Nicácio Nabi Ribeiro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-10-19T20:58:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-10-19T20:58:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-09 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação Nicácio | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/642448 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O trabalho objetiva apresentar uma proposta metodológica de Ensino de Filosofia no Nível Médio como possibilidade de contribuição para o esclarecimento e a autonomia, tendo como suporte teórico o pensamento do filósofo Immanuel Kant. O conceito de maioridade, como expressão da autonomia moral e intelectual, é de suma importância na filosofia kantiana, expresso principalmente no texto: Resposta à pergunta: o que é esclarecimento? e em suas obras sobre a moral e a educação, a saber, Fundamentação da Metafísica dos Costumes e Sobre a Pedagogia. Em todas elas procuramos destacar os traços mais importantes sobre o conceito de autonomia. Posteriormente, levantamos o seguinte questionamento: em que medida o Ensino de Filosofia no Nível Médio pode ou vem contribuindo para a viabilização da autonomia? Responder a essa questão não é algo simples. É necessário que se investigue com zelo alguns elementos que ganharam significativo destaque com o retorno do Ensino de Filosofia como disciplina obrigatória no currículo básico da educação brasileira. Disciplina que, na atual conjuntura, está prestes a sair do Ensino Médio. No entanto, a nossa hipótese inicial consiste na ideia que o Ensino de Filosofia pode possibilitar a concretização de práticas, estratégias pedagógicas e conceituais objetivando o desenvolvimento da maioridade, tomando por base o pensamento de Kant, juntamente com a proposta de Lídia Maria Rodrigo, no seu livro Filosofia em Sala de Aula, através da ferramenta pedagógica chamada “Unidade Didática”. Trata-se da elaboração de planos de aula a partir de reflexões acerca de uma proposta didática especificamente filosófica, que possa contribuir para uma formação autônoma por meio da experiência com o filosofar. Nossa proposta consiste, portanto, em relacionar as ideias da professora Lidia com o ideal kantiano de autonomia, esclarecimento e maioridade. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,71 Mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Filosofia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Autonomia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Maioridade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Immanuel Kant | pt_BR |
Título: dc.title | O CONCEITO DE AUTONOMIA KANTIANA NO ENSINO DE FILOSOFIA: UMA EXPERIÊNCIA COM AULAS DO ENSINO MÉDIO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFilo |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertação Nicácio.pdf | 1,76 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/642448/2/Dissertação Nicácio.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons