O CONCEITO DE AUTONOMIA KANTIANA NO ENSINO DE FILOSOFIA: UMA EXPERIÊNCIA COM AULAS DO ENSINO MÉDIO

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Cearápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSoares, Nicácio Nabi Ribeiro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-19T20:58:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-19T20:58:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-09-
identificador: dc.identifier.otherDissertação Nicáciopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/642448-
Resumo: dc.description.abstractO trabalho objetiva apresentar uma proposta metodológica de Ensino de Filosofia no Nível Médio como possibilidade de contribuição para o esclarecimento e a autonomia, tendo como suporte teórico o pensamento do filósofo Immanuel Kant. O conceito de maioridade, como expressão da autonomia moral e intelectual, é de suma importância na filosofia kantiana, expresso principalmente no texto: Resposta à pergunta: o que é esclarecimento? e em suas obras sobre a moral e a educação, a saber, Fundamentação da Metafísica dos Costumes e Sobre a Pedagogia. Em todas elas procuramos destacar os traços mais importantes sobre o conceito de autonomia. Posteriormente, levantamos o seguinte questionamento: em que medida o Ensino de Filosofia no Nível Médio pode ou vem contribuindo para a viabilização da autonomia? Responder a essa questão não é algo simples. É necessário que se investigue com zelo alguns elementos que ganharam significativo destaque com o retorno do Ensino de Filosofia como disciplina obrigatória no currículo básico da educação brasileira. Disciplina que, na atual conjuntura, está prestes a sair do Ensino Médio. No entanto, a nossa hipótese inicial consiste na ideia que o Ensino de Filosofia pode possibilitar a concretização de práticas, estratégias pedagógicas e conceituais objetivando o desenvolvimento da maioridade, tomando por base o pensamento de Kant, juntamente com a proposta de Lídia Maria Rodrigo, no seu livro Filosofia em Sala de Aula, através da ferramenta pedagógica chamada “Unidade Didática”. Trata-se da elaboração de planos de aula a partir de reflexões acerca de uma proposta didática especificamente filosófica, que possa contribuir para uma formação autônoma por meio da experiência com o filosofar. Nossa proposta consiste, portanto, em relacionar as ideias da professora Lidia com o ideal kantiano de autonomia, esclarecimento e maioridade.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,71 Mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Filosofiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAutonomiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMaioridadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectImmanuel Kantpt_BR
Título: dc.titleO CONCEITO DE AUTONOMIA KANTIANA NO ENSINO DE FILOSOFIA: UMA EXPERIÊNCIA COM AULAS DO ENSINO MÉDIOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Filosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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