Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Lopes, Emilson Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-10-19T20:39:15Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-10-19T20:39:15Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-09 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação Emilson | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/642446 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A pesquisa Oficina de conceitos no ensino de filosofia: limitações e possibilidades de uma metodologia filosófica para o ensino médio pretende experienciar e analisar a oficina de conceitos como metodologia de ensino de Filosofia para o nível médio. Esta pesquisa se insere no contexto de crescente necessidade de desenvolvimento e aprimoramento de metodologias e didáticas específicas para o ensino de filosofia no nível médio, e de defesa de sua permanência no currículo frente as disputas ideológicas que marcam a política educacional no Brasil. Seguindo a vertente que entende o ensino de filosofia como problema filosófico, analisaremos a metodologia proposta pelo professor Sílvio Gallo na obra Metodologia do ensino de filosofia (2012) de inspiração deleuzo-g uattariana, onde ele propõe aulas de filosofia como oficinas de conceitos filosóficos. Nestas oficinas o principal objetivo ou função das aulas seria colocar em prática a definição de filosofia apresentada por Deleuze e Guattari na obra O que é a Filosofia? (1992), onde os autores estabelecem que a especificidade da filosofia é criar conceitos. Neste contexto, conceitos como pedagogia do conceito e educação menor surgem como ferramentas para se pensar possibilidades de uma educação filosófica. A partir destes referenciais esta pesquisa pretende analisar como ocorrem os processos de planejamento e aplicação da oficina de conceitos, além de compreender os benefícios e limites desta metodologia para um ensino de filosofia mais satisfatório na realidade escolar. A pesquisa seguirá metodologia de pesquisa-ação e algumas pistas do método cartográfico. O capítulo 1 consiste na pesquisa bibliográfica e estudo teórico que justificam e fundamentam a metodologia estudada e que será aplicada em aulas de filosofia a serem realizadas pelo pesquisador. No capítulo 2 faremos uma breve discussão sobre a legislação educacional brasileira, abordando a teoria das competências e habilidades a ser desenvolvidas nas aulas de filosofia, em seguida, nos aprofundaremos no conceito de aprendizagem. Neste sentido, buscaremos explicitar o(s) sentido(s) da aprendizagem a partir da perspectiva da filosofia da diferença de Deleuze e Guattari e outros pensadores que seguem esta mesma linha de pensamento. O capítulo 3, terá como foco principal as intervenções realizadas em sala de aula pelo pesquisador tendo como público-participante uma turma se lecionada de estudantes do ensino médio. Trata-se de relatar descritivamente o planejamento e a realização das atividades desenvolvidas em sala de aula com os estudantes a partir da metodologia da oficina de conceitos. As aulas serão organizadas a partir de quatro momentos didáticos: sensibilização, problematização, investigação e conceituação. No final os estudantes serão convidados a responder um questionário sobre a metodologia aplicada, as habilidades desenvolvidas e seu olhar sobre a experiencia de criação conceitual. Realizaremos um relato de experiência destas aulas, dos materiais produzidos no processo e dos dados coletados nos questionários, analisando a experiência da oficina de conceitos em sala de aula. Esta pesquisa apresenta benefício social no de senvolvimento de estratégias que melhorem o ensino de filosofia na escola, melhorem a aprendizagem dos estudantes e contribuam para estudos sobre a temática. A pesquisa se compromete com o respeito aos direitos humanos e as exigências do Comitê de Ética em Pesquisa. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3,90 Mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Filosofia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Oficina de Conceitos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia do Conceito | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Menor | pt_BR |
Título: dc.title | OFICINA DE CONCEITOS NO ENSINO DE FILOSOFIA: LIMITAÇÕES E POSSIBILIDADES DE UMA METODOLOGIA FILOSÓFICA PARA O ENSINO MÉDIO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFilo |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertação Emilson.pdf | 4 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/642446/2/Dissertação Emilson.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons