OFICINA DE CONCEITOS NO ENSINO DE FILOSOFIA: LIMITAÇÕES E POSSIBILIDADES DE UMA METODOLOGIA FILOSÓFICA PARA O ENSINO MÉDIO

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Cearápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLopes, Emilson Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-19T20:39:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-19T20:39:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-09-
identificador: dc.identifier.otherDissertação Emilsonpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/642446-
Resumo: dc.description.abstractA pesquisa Oficina de conceitos no ensino de filosofia: limitações e possibilidades de uma metodologia filosófica para o ensino médio pretende experienciar e analisar a oficina de conceitos como metodologia de ensino de Filosofia para o nível médio. Esta pesquisa se insere no contexto de crescente necessidade de desenvolvimento e aprimoramento de metodologias e didáticas específicas para o ensino de filosofia no nível médio, e de defesa de sua permanência no currículo frente as disputas ideológicas que marcam a política educacional no Brasil. Seguindo a vertente que entende o ensino de filosofia como problema filosófico, analisaremos a metodologia proposta pelo professor Sílvio Gallo na obra Metodologia do ensino de filosofia (2012) de inspiração deleuzo-g uattariana, onde ele propõe aulas de filosofia como oficinas de conceitos filosóficos. Nestas oficinas o principal objetivo ou função das aulas seria colocar em prática a definição de filosofia apresentada por Deleuze e Guattari na obra O que é a Filosofia? (1992), onde os autores estabelecem que a especificidade da filosofia é criar conceitos. Neste contexto, conceitos como pedagogia do conceito e educação menor surgem como ferramentas para se pensar possibilidades de uma educação filosófica. A partir destes referenciais esta pesquisa pretende analisar como ocorrem os processos de planejamento e aplicação da oficina de conceitos, além de compreender os benefícios e limites desta metodologia para um ensino de filosofia mais satisfatório na realidade escolar. A pesquisa seguirá metodologia de pesquisa-ação e algumas pistas do método cartográfico. O capítulo 1 consiste na pesquisa bibliográfica e estudo teórico que justificam e fundamentam a metodologia estudada e que será aplicada em aulas de filosofia a serem realizadas pelo pesquisador. No capítulo 2 faremos uma breve discussão sobre a legislação educacional brasileira, abordando a teoria das competências e habilidades a ser desenvolvidas nas aulas de filosofia, em seguida, nos aprofundaremos no conceito de aprendizagem. Neste sentido, buscaremos explicitar o(s) sentido(s) da aprendizagem a partir da perspectiva da filosofia da diferença de Deleuze e Guattari e outros pensadores que seguem esta mesma linha de pensamento. O capítulo 3, terá como foco principal as intervenções realizadas em sala de aula pelo pesquisador tendo como público-participante uma turma se lecionada de estudantes do ensino médio. Trata-se de relatar descritivamente o planejamento e a realização das atividades desenvolvidas em sala de aula com os estudantes a partir da metodologia da oficina de conceitos. As aulas serão organizadas a partir de quatro momentos didáticos: sensibilização, problematização, investigação e conceituação. No final os estudantes serão convidados a responder um questionário sobre a metodologia aplicada, as habilidades desenvolvidas e seu olhar sobre a experiencia de criação conceitual. Realizaremos um relato de experiência destas aulas, dos materiais produzidos no processo e dos dados coletados nos questionários, analisando a experiência da oficina de conceitos em sala de aula. Esta pesquisa apresenta benefício social no de senvolvimento de estratégias que melhorem o ensino de filosofia na escola, melhorem a aprendizagem dos estudantes e contribuam para estudos sobre a temática. A pesquisa se compromete com o respeito aos direitos humanos e as exigências do Comitê de Ética em Pesquisa.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3,90 Mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Filosofiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectOficina de Conceitospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia do Conceitopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Menorpt_BR
Título: dc.titleOFICINA DE CONCEITOS NO ENSINO DE FILOSOFIA: LIMITAÇÕES E POSSIBILIDADES DE UMA METODOLOGIA FILOSÓFICA PARA O ENSINO MÉDIOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Filosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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