AS PRÁTICAS DE SI NO ENSINO MÉDIO: UM ENSINO DE FILOSOFIA PARA O CUIDADO DE SI

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Cearápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSouza, Antônio Alex Pereira de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-19T20:33:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-19T20:33:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-09-
identificador: dc.identifier.otherDissertação Alexpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/642445-
Resumo: dc.description.abstractA presente pesquisa tem o objetivo de analisar as condições e possibilidades do deslocamento do conceito de práticas de si, analisado por Michel Foucault (1926-1984) em suas últimas pesquisas, para pensar o ensino de filosofia no ensino médio no presente. As práticas de si eram exercícios utilizados pelos mestres do cuidado para realizar uma prova de verdade, o processo em que o sujeito reflete sobre uma verdade e, livremente, transforma-a em princípio de pensamento e ação. O mestre do cuidado era aquele que, na antiguidade greco-romana, principalmente no período clássico e helenístico, por saber cuidar de si saberia cuidar dos outros, e o cuidar de si significava ter o domínio de si mesmo. Grande parte dos mestres analisados por Foucault são filósofos e, por esse motivo, pensamos na possibilidade da reflexão sobre eles proporcionar um modo outro de ensinar filosofia na atualidade. O objetivo do cuidado era constituir uma vida que fosse amparada em valores morais e éticos e pudessem ser comparadas a uma obra de arte, única, singular e bela. Realizamos, para o desenvolvimento da pesquisa, uma revisão bibliográficas dos últimos cursos ministrados, entrevistas e livros publicados por Michel Foucault, no intuito de compreender os conceitos de cuidado de si e conhecimento si, assim como suas relações com a ética e a política. Também analisamos os conceitos de práticas de si e mestre do cuidado. Com o intuito de compreender a realidade dos professores e os distanciamentos e aproximações entre estes docentes e os mestres do cuidado da antiguidade, aplicamos entrevistas com cinco professores de filosofia de escolas públicas que ministram aulas em Fortaleza. A análise dos dados coletados se deu de forma analítica, buscando nelas encontrar exemplos do que podem ser práticas de si no presente. A motivação da presente pesquisa foi a ausência de exemplos práticos que comprovassem o que os livros didáticos sobre o ensino de filosofia apresentavam teoricamente; o sentimento de ausência dessas práticas de filosofia na atualidade foi estimulado pela leitura do que ficou conhecido como momento ético da produção filosófica de Foucault. Dos resultados obtidos temos o exemplo de diversas de práticas realizadas nas escolas do ensino médio que podem possibilitar uma prova de verdade pelos discentes, se aproximando do que Foucault chamou de cuidado de si e cuidado do outro. Outras implicações decorrentes da pesquisa foram sugestões para que os cursos de licenciatura em filosofia, as secretarias de educação, as escolas e os professores, possam estimular a criação e o desenvolvimento de práticas pedagógicas no ensino de filosofia que estimulem a formação de sujeitos éticos que cuidam de si e, por esse razão, podem cuidar dos outros.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,38 Mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Filosofiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPráticas de Sipt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMestres do Cuidadopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProfessores de Filosofiapt_BR
Título: dc.titleAS PRÁTICAS DE SI NO ENSINO MÉDIO: UM ENSINO DE FILOSOFIA PARA O CUIDADO DE SIpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Filosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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