Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UFRGS | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Machado, Dioni | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Gregório, José | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-10-13T18:09:40Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-10-13T18:09:40Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-07-30 | - |
identificador: dc.identifier.other | 18aDIONI DE MELLO MACHADO-Produto | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/603936 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho apresenta a proposta de uma Sequência Didática (SD) para o ensino da Termoquímica como produto educacional para o Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI/UFRGS). A linha de pesquisa do programa em que esta dissertação se encaixa é Química Ambiental e Energia. A sequência didática é direcionada para os estudantes da 2a série do Ensino Médio. A escolha do tema e a construção do produto surgiram a partir de algumas observações feitas na minha prática docente. Muitos estudantes não conseguiam relacionar o estudo da Termoquímica com situações aplicadas no cotidiano e apresentavam uma linguagem incorreta dos conceitos científicos básicos. Além de não conseguir relacionar a Termoquímica como sendo um ramo da Termodinâmica. A pesquisa aborda o estudo da Termoquímica com foco na teoria da Aprendizagem Significativa fundamentada em David Ausubel e Marco Antonio Moreira. Através dessa SD pretendemos promover um ensino de Termoquímica com contextualização e que levará em consideração os conhecimentos prévios dos estudantes. Ela está estruturada e apresenta seis aulas para o seu desenvolvimento. Propomos um material com diferentes metodologias de ensino, como aulas expositivas, aulas experimentais, sala invertida, apresentação oral, mapa conceitual e vídeo, enfim, diversas atividades que fazem o uso de organizadores prévios e subsunçores para promover a reconstrução daquele conhecimento que o estudante já carrega consigo. Um contraponto ao simples ensino da memorização mecânica. Para a elaboração do produto educacional, foram pesquisados diversos trabalhos na literatura para escolher os objetivos de avaliação e as estratégias de ensino que tivessem algum diferencial do que já foi realizado. Consideramos ser possível o desenvolvimento de novos saberes valorizando o conhecimento prévio dos estudantes. As atividades apresentam-se com ações diversificadas e embasadas em abordagens teóricas e contextualizadas. A contribuição deste trabalho é fornecer aos docentes do Ensino Médio uma sequência didática que possa auxiliá-los nas aulas de termoquímica, bem como, proporcionar aos seus estudantes a construção de uma aprendizagem significativa. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 817 kB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Química | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Química | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Termoquímica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência Didática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem Significativa | pt_BR |
Título: dc.title | PROPOSTA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DA TERMOQUÍMICA NO CONTEXTO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFQUI | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFQUI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
18aDIONI DE MELLO MACHADO-Produto.pdf | 797,99 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/603936/2/18aDIONI DE MELLO MACHADO-Produto.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons