HÁ PROTAGONISMO DAS MULHERES NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA? ANÁLISE DE DUAS COLEÇÕES PARA O ENSINO MÉDIO E PROPOSITURA DE UM CONJUNTO DE OFICINAS

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAlbuquerque, Ana Carolina do Nascimento-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-07-20T13:10:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-07-20T13:10:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-20-
identificador: dc.identifier.otherAna Carolina do Nascimento - Dissertação - ProfHistória UFMTpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601156-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação de mestrado tem como objetivo analisar a construção do gênero a partir do protagonismo das mulheres na História ensinada em Coleções Didáticas do Plano Nacional do Livro Didático/2018. A escolha desse tema se justifica pelos altos índices de violência cometidos contra as mulheres, as hierarquias naturalizadas e a desigualdade de gênero na sociedade. O referencial teórico e metodológico de gênero se baseia principalmente nos estudos de Joan Scott, que explica essa categoria de análise histórica como uma construção social e como forma de dar significado as relações de poder. Scott entende que a categoria gênero usada primeiro para analisar as diferenças entre os sexos, foi estendida à questão das diferenças dentro da diferença. Nesse sentido a obra de Ângela Davis se tornou essencial à pesquisa, pois mostra o quanto é preciso considerar a interseccionalidade de raça, classe e gênero. Nesta pesquisa, considera-se o livro didático de história como documento histórico, sem deixar de compreender sua importância enquanto objeto físico de valor comercial. É eixo norteador do trabalho a análise e reflexão das relações gênero através do protagonismo das mulheres na História ensinada pelos livros didáticos, e sobre como essas abordagens estão inseridas no contexto da desigualdade e da violência de gênero na sociedade.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3,34mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História, Livros didáticos, Ensino Médio, Gênero, Interseccionalidade.pt_BR
Título: dc.titleHÁ PROTAGONISMO DAS MULHERES NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA? ANÁLISE DE DUAS COLEÇÕES PARA O ENSINO MÉDIO E PROPOSITURA DE UM CONJUNTO DE OFICINASpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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