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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Albuquerque, Ana Carolina do Nascimento | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-07-20T13:10:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-07-20T13:10:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-07-20 | - |
identificador: dc.identifier.other | Ana Carolina do Nascimento - Dissertação - ProfHistória UFMT | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601156 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação de mestrado tem como objetivo analisar a construção do gênero a partir do protagonismo das mulheres na História ensinada em Coleções Didáticas do Plano Nacional do Livro Didático/2018. A escolha desse tema se justifica pelos altos índices de violência cometidos contra as mulheres, as hierarquias naturalizadas e a desigualdade de gênero na sociedade. O referencial teórico e metodológico de gênero se baseia principalmente nos estudos de Joan Scott, que explica essa categoria de análise histórica como uma construção social e como forma de dar significado as relações de poder. Scott entende que a categoria gênero usada primeiro para analisar as diferenças entre os sexos, foi estendida à questão das diferenças dentro da diferença. Nesse sentido a obra de Ângela Davis se tornou essencial à pesquisa, pois mostra o quanto é preciso considerar a interseccionalidade de raça, classe e gênero. Nesta pesquisa, considera-se o livro didático de história como documento histórico, sem deixar de compreender sua importância enquanto objeto físico de valor comercial. É eixo norteador do trabalho a análise e reflexão das relações gênero através do protagonismo das mulheres na História ensinada pelos livros didáticos, e sobre como essas abordagens estão inseridas no contexto da desigualdade e da violência de gênero na sociedade. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3,34mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História, Livros didáticos, Ensino Médio, Gênero, Interseccionalidade. | pt_BR |
Título: dc.title | HÁ PROTAGONISMO DAS MULHERES NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA? ANÁLISE DE DUAS COLEÇÕES PARA O ENSINO MÉDIO E PROPOSITURA DE UM CONJUNTO DE OFICINAS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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Ana Carolina do Nascimento - Dissertação - ProfHistória UFMT.pdf | 3,42 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/601156/2/Ana Carolina do Nascimento - Dissertação - ProfHistória UFMT.pdfDownload |
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