Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | CMEI | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Ana Silvia Medeiros de Sousa Rocha | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-06-25T18:51:08Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-06-25T18:51:08Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto educacional | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/600541 | - |
Resumo: dc.description.abstract | RESUMO Este Produto Educacional em forma de Roteiro de Sequência didática surge a partir da pesquisa intitulada “Educação infantil, cultura visual e subjetividade: desenhos animados na formação de valores multiculturais” do Curso de Mestrado Profissional Stricto Sensu do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE) da Universidade Federal de Goiás (UFG ), no ano de 2020. Dessa forma, é apresentado a partir dos resultados um Roteiro de Seqüência Didática para ser aplicado em CMEIs, com a finalidade de sistematizar o processo de ensino aprendizagem na formação dos valores multiculturais com desenho animado desde a infância. O produto é baseado em autores como: Diniz(2011)e Coautor(es):Dias (2011),Nunes (2011) e Lima(2011).O referido roteiro é baseado também nas narrativas da pesquisa e principalmente, nos estudos de Zabala (1998) e Oliveira (2013). A coleta de dados ocorreu por meio da observação participante, com a presença de crianças de cinco anos, num Centro Municipal de Educação Infantil de Goiânia (CMEI), com orientação e produções dos alunos em relação ao filme ‘Kiriku, os homens e as mulheres’, ‘Kiriku e a Feiticeira’, durante a intervenção no decorrer de um trimestre. Assim, portanto, a partir da intervenção pedagógica realizada foi elaborado o Roteiro de Seqüência Didática, a ser trabalhado e adaptado, abordando a preocupação com a melhoria no aprendizado dos alunos de CMEI, principalmente no aspecto da construção de valores multiculturais. Palavras-chaves: Educação Infantil - Cultura Visual - Subjetividade - Desenhos Animados - Formação de Valores Multiculturais. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,471 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | RESUMO Este Produto Educacional em forma de Roteiro de Sequência didática surge a partir da pesquisa intitulada “Educação infantil, cultura visual e subjetividade: desenhos animados na formação de valores multiculturais” do Curso de Mestrado Profissional Stricto Sensu do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE) da Universidade Federal de Goiás (UFG ), no ano de 2020. Dessa forma, é apresentado a partir dos resultados um Roteiro de Seqüência Didática para ser aplicado em CMEIs, com a finalidade de sistematizar o processo de ensino aprendizagem na formação dos valores multiculturais com desenho animado desde a infância. O produto é baseado em autores como: Diniz(2011)e Coautor(es):Dias (2011),Nunes (2011) e Lima(2011).O referido roteiro é baseado também nas narrativas da pesquisa e principalmente, nos estudos de Zabala (1998) e Oliveira (2013). A coleta de dados ocorreu por meio da observação participante, com a presença de crianças de cinco anos, num Centro Municipal de Educação Infantil de Goiânia (CMEI), com orientação e produções dos alunos em relação ao filme ‘Kiriku, os homens e as mulheres’, ‘Kiriku e a Feiticeira’, durante a intervenção no decorrer de um trimestre. Assim, portanto, a partir da intervenção pedagógica realizada foi elaborado o Roteiro de Seqüência Didática, a ser trabalhado e adaptado, abordando a preocupação com a melhoria no aprendizado dos alunos de CMEI, principalmente no aspecto da construção de valores multiculturais. Palavras-chaves: Educação Infantil - Cultura Visual - Subjetividade - Desenhos Animados - Formação de Valores Multiculturais. | pt_BR |
Título: dc.title | Guia para a elaboração e execução de aulas sobre desenhos | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | imagem | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | aula digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Educação Infantil | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Educação Infantil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Aula Digital |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
PRODUTO_EDUCACIONAL_2020_21.pdf | Este Produto Educacional em forma de Roteiro de Sequência didática surge a partir da pesquisa intitulada “Educação infantil, cultura visual e subjetividade: desenhos animados na formação de valores multiculturais” do Curso de Mestrado Profissional Stricto Sensu do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE) da Universidade Federal de Goiás (UFG ) | 1,47 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/600541/2/PRODUTO_EDUCACIONAL_2020_21.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons