HORMÔNIOS SEXUAIS E QUÍMICA: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUFRGSpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBrigo, Carla-
Autor(es): dc.contributor.authorSouza, Klester-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-04-17T15:49:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-04-17T15:49:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-12-
identificador: dc.identifier.other15CARLA MARINICE BONHARDT BRIGO-Produtopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/598354-
Resumo: dc.description.abstractNa sociedade do conhecimento e da tecnologia, é preciso repensarmos o papel da escola, mais especificamente em relação as metodologias de ensino aprendizagem, pois o ensino de química se depara com inúmeros objetos de conhecimento, simbologias e mecanismos de representação. O objetivo geral desta dissertação é desenvolver uma sequência didática para a contextualização do tema Hormônios Sexuais no ensino de química orgânica com estudantes do 3o ano do ensino médio. Esta contextualização foi realizada a partir do uso de metodologias ativas, em especial a Peer Instruction. O peer instruction é uma metodologia ativa que tem como objetivo o envolvimento de todos os alunos na discussão/reflexão de conceitos/temas orientados pelo professor. A motivação para o estudo desta temática, é o aumento das estatísticas relacionadas ao uso de anabolizantes entre os jovens. O aluno aprende melhor a partir do que já sabe, e o tema hormônios sexuais está presente na vida escolar e pessoal dos alunos, a partir das transformações ocorridas na puberdade. Esta proposta é um olhar da química orgânica na estrutura dessas moléculas com a finalidade de ampliar o conhecimento e dar significado a esse objeto de conhecimento. Os resultados obtidos indicaram que os estudantes demonstraram interesse a temática proposta, pois envolvia conhecimentos prévios adquiridos em anos escolares anteriores. Ainda se observou que 100% dos estudantes que participaram, acreditam ser de grande importância que se trabalhe nas escolas com o tema sobre os malefícios futuros do uso incorreto dos esteroides anabolizantes androgênios (EAA) sintéticos. Constatou-se que o ensino de química foi favorecido para uma aprendizagem significativa, contextualizada, pois possibilitou que os estudantes participassem de forma ativa, oportunizando uma maior relação entre objetos dos conhecimentos científicos com o cotidiano dos mesmos, ou seja, trazer este tema Hormônios Sexuais naturais e sintéticos para a sala de aula é uma temática que faz parte da vida dos adolescentes e os mesmos precisam saber dos efeitos deletérios em seu organismo pelo uso incorreto, bem como permite que os alunos possam correlacionar conteúdos de química a algo de seu dia-a-dia, levando-os a uma visão mais crítica. Esta proposta valoriza o conhecimento prévio do aluno e a interação social para o processo de ensino aprendizagem.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4,8 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectcontextualizaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjecthormônios sexuaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectensino de químicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectmetodologia ativapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectpeer instructionpt_BR
Título: dc.titleHORMÔNIOS SEXUAIS E QUÍMICA: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFQUIpt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFQUI


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons