Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UFRGS | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Brigo, Carla | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Souza, Klester | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-04-17T15:49:07Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-04-17T15:49:07Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-12 | - |
identificador: dc.identifier.other | 15CARLA MARINICE BONHARDT BRIGO-Produto | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/598354 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Na sociedade do conhecimento e da tecnologia, é preciso repensarmos o papel da escola, mais especificamente em relação as metodologias de ensino aprendizagem, pois o ensino de química se depara com inúmeros objetos de conhecimento, simbologias e mecanismos de representação. O objetivo geral desta dissertação é desenvolver uma sequência didática para a contextualização do tema Hormônios Sexuais no ensino de química orgânica com estudantes do 3o ano do ensino médio. Esta contextualização foi realizada a partir do uso de metodologias ativas, em especial a Peer Instruction. O peer instruction é uma metodologia ativa que tem como objetivo o envolvimento de todos os alunos na discussão/reflexão de conceitos/temas orientados pelo professor. A motivação para o estudo desta temática, é o aumento das estatísticas relacionadas ao uso de anabolizantes entre os jovens. O aluno aprende melhor a partir do que já sabe, e o tema hormônios sexuais está presente na vida escolar e pessoal dos alunos, a partir das transformações ocorridas na puberdade. Esta proposta é um olhar da química orgânica na estrutura dessas moléculas com a finalidade de ampliar o conhecimento e dar significado a esse objeto de conhecimento. Os resultados obtidos indicaram que os estudantes demonstraram interesse a temática proposta, pois envolvia conhecimentos prévios adquiridos em anos escolares anteriores. Ainda se observou que 100% dos estudantes que participaram, acreditam ser de grande importância que se trabalhe nas escolas com o tema sobre os malefícios futuros do uso incorreto dos esteroides anabolizantes androgênios (EAA) sintéticos. Constatou-se que o ensino de química foi favorecido para uma aprendizagem significativa, contextualizada, pois possibilitou que os estudantes participassem de forma ativa, oportunizando uma maior relação entre objetos dos conhecimentos científicos com o cotidiano dos mesmos, ou seja, trazer este tema Hormônios Sexuais naturais e sintéticos para a sala de aula é uma temática que faz parte da vida dos adolescentes e os mesmos precisam saber dos efeitos deletérios em seu organismo pelo uso incorreto, bem como permite que os alunos possam correlacionar conteúdos de química a algo de seu dia-a-dia, levando-os a uma visão mais crítica. Esta proposta valoriza o conhecimento prévio do aluno e a interação social para o processo de ensino aprendizagem. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4,8 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | contextualização | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | hormônios sexuais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ensino de química | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | metodologia ativa | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | peer instruction | pt_BR |
Título: dc.title | HORMÔNIOS SEXUAIS E QUÍMICA: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFQUI | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFQUI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
15CARLA MARINICE BONHARDT BRIGO-Produto.pdf | 4,64 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/598354/2/15CARLA MARINICE BONHARDT BRIGO-Produto.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons