Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Brosseguini, Diego Becalli | - |
Autor(es): dc.contributor.author | de Moura, Paulo Rogerio Garcez | - |
Autor(es): dc.contributor.author | de Sena, Denise Rocco | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-03-30T20:47:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-03-30T20:47:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-04 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto educacional | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/597784 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O Brasil é o segundo maior produtor de etanol do mundo e o combustível é estratégico para a evolução tecnológica de uma mobilidade com menos impacto sobre o meio ambiente. O tema se faz relevante em função do constante crescimento do uso de combustíveis renováveis no Brasil e no mundo e, devido ao estado de pandemia vivido em 2020, teve aumento significativo na sua utilização como método antisséptico para produção de álcool 70%. Em virtude da importância desse tema, esta dissertação tem por objetivo promover a Alfabetização Científica a partir de uma abordagem de ensino que tem como foco o desenvolvimento das inter-relações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente (CTSA) sobre o tema etanol para abordar conceitos químicos e os contextos tecnológicos, históricos, políticos, sociais e ambientais que estão relacionados com a produção e utilização dessa substância no Brasil. Para isso, foram desenvolvidas duas SD com atividades experimentais, visita técnica, página da Web, ferramentas online, discussões em grupo que envolvem conceitos como ponto de ebulição, polaridade, forças intermoleculares, viscosidade, pressão de vapor, fermentação e destilação relacionados a produção de etanol, bem como os aspectos sociais e ambientais ligados a sua produção. As SD foram validadas com base nos grupos de análise: estrutura e organização, problematização, conteúdos e conceitos, método de ensino e avaliação, abordagem CTSA e promoção de alfabetização científica. No caso da SD no formato remoto, além dos grupos de análise citados, foi incluído o acionamento do interesse dos alunos no contexto remoto. Os resultados mostraram que ambas apresentam aspectos mais que suficientes em relação a sua estrutura e organização, que seguem de forma muito satisfatória a abordagem CTSA e que têm potencial para promoverem a alfabetização científica. Para a SD no formato remoto, foi possível verificar ainda, segundo os avaliadores, que existe um potencial muito importante com relação ao aumento do interesse dos alunos no contexto remoto frente ao momento pandêmico atual. Ficou evidenciado que os pontos fortes das duas SD são a diversificação das atividades e o protagonismo dos alunos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 25721 kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | etanol | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | combustível renovável | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | CTSA | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização cientifica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de química | pt_BR |
Título: dc.title | O TEMA ETANOL EM DUAS SD COM APLICAÇÕES REMOTO E PRESENCIAL: ABORDAGEM CTSA COM VISTA A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Química | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Metodologia de pesquisa | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFQUI |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons