Ensino de História e Cultura Afrobrasileira: saberes e práticas com a Lei 10.639/03, no Colégio Estadual Abelardo Moreira

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Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIApt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCerqueira, Silvana Reis da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-28T12:16:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-28T12:16:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-26-
identificador: dc.identifier.otherENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA: SABERES E PRÁTICAS COM A LEI 10.639/03, NO COLÉGIO ESTADUAL ABELARDO MOREIRApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/581023-
Resumo: dc.description.abstractEste texto é resultado de uma pesquisa realizada com professoras de História, do Ensino Médio, do Colégio Estadual Abelardo Moreira, em Mairi – BA, com o objetivo investigar as implicações provocadas pela inserção da Lei 10.639/03, nos saberes e práticas docentes, desenvolvidos no âmbito do ensino de História escolar. No decorrer da investigação utilizamos a narrativa como suporte teórico e metodológico, para analisar os atravessamentos provocadas pela Lei, na formação das professoras, nos seus fazeres e no currículo escolar. Os dados foram obtidos através do relato da minha experiência docente, questionário semiestruturado aplicado as colaboradoras, projetos de ensino e atividades pedagógicas. A análise destes elementos constatou a mobilização de saberes docentes, em torno da inserção de narrativas voltadas a valorização da história e da cultura afro-brasileira e africana no saber histórico escolar. No curso da pesquisa, a identificação da emergência de saberes próprios da cultura escolar, nos conduziu a produzir como dimensão propositiva, um Portfólio Digital de Experiências com Ensino de História e Cultura Afro-brasileira. As reflexões apresentadas neste material, nos levam a conclusão de que ensinar História com base nas Diretrizes da Lei, exige, dos docentes, ultrapassar concepções tradicionais de ensino e saberes. Construir uma história antirracista, no espaço escolar, requer adotar um caminho epistemológico, pautado na autonomia dos estudantes e na compreensão das suas experiências históricas, a partir da ruptura com padrões etnocêntricos de conhecimento.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História; Saberes e práticas no espaço escolar; Cultura afro-brasileira; Lei 10.639/03.pt_BR
Título: dc.titleEnsino de História e Cultura Afrobrasileira: saberes e práticas com a Lei 10.639/03, no Colégio Estadual Abelardo Moreirapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDISSERTAÇÃOpt_BR
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