
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Cerqueira, Silvana Reis da Silva | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-09-28T12:16:50Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-09-28T12:16:50Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-26 | - |
| identificador: dc.identifier.other | ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA: SABERES E PRÁTICAS COM A LEI 10.639/03, NO COLÉGIO ESTADUAL ABELARDO MOREIRA | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/581023 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este texto é resultado de uma pesquisa realizada com professoras de História, do Ensino Médio, do Colégio Estadual Abelardo Moreira, em Mairi – BA, com o objetivo investigar as implicações provocadas pela inserção da Lei 10.639/03, nos saberes e práticas docentes, desenvolvidos no âmbito do ensino de História escolar. No decorrer da investigação utilizamos a narrativa como suporte teórico e metodológico, para analisar os atravessamentos provocadas pela Lei, na formação das professoras, nos seus fazeres e no currículo escolar. Os dados foram obtidos através do relato da minha experiência docente, questionário semiestruturado aplicado as colaboradoras, projetos de ensino e atividades pedagógicas. A análise destes elementos constatou a mobilização de saberes docentes, em torno da inserção de narrativas voltadas a valorização da história e da cultura afro-brasileira e africana no saber histórico escolar. No curso da pesquisa, a identificação da emergência de saberes próprios da cultura escolar, nos conduziu a produzir como dimensão propositiva, um Portfólio Digital de Experiências com Ensino de História e Cultura Afro-brasileira. As reflexões apresentadas neste material, nos levam a conclusão de que ensinar História com base nas Diretrizes da Lei, exige, dos docentes, ultrapassar concepções tradicionais de ensino e saberes. Construir uma história antirracista, no espaço escolar, requer adotar um caminho epistemológico, pautado na autonomia dos estudantes e na compreensão das suas experiências históricas, a partir da ruptura com padrões etnocêntricos de conhecimento. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 3 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História; Saberes e práticas no espaço escolar; Cultura afro-brasileira; Lei 10.639/03. | pt_BR |
| Título: dc.title | Ensino de História e Cultura Afrobrasileira: saberes e práticas com a Lei 10.639/03, no Colégio Estadual Abelardo Moreira | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons