Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Gonçalves, Rosane de Fátima Protella | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Oliveira, Danielle Maria Perpétua de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Paula Macedo Lessa dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-09-02T20:56:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-09-02T20:56:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-02 | - |
identificador: dc.identifier.other | Cartilha - Como é gostoso aprender Química | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/574843 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta cartilha é o produto de uma dissertação de Mestrado Profissional no Ensino de Química (PROFQUI) e promove orientações para uma metodologia de ensino de química através da utilização do sal nos alimentos. Esta metodologia foi planejada para 5 encontros de 50 minutos cada, com alunos de 2ª série do Ensino Médio de colégio estadual. Foi desenvolvida uma sequencia de aulas baseada nos três momentos pedagógicos propostos por Delizoicov e Androtti (1990), Problematização Inicial, Organização do Conhecimento, Aplicação do conhecimento, com o propósito de incentivar o alunos no ensino-aprendizagem, aproximando a química do seu cotidiano. As atividades que fazem parte da sequência são dispostas de maneira a investigar o tema que está sendo estudado e são variadas em termos de estratégia: leituras, aula dialogada, experimentos, etc. Assim o tema será tratado durante um conjunto de aulas de modo que o aluno se aprofunde e se aproprie dos temas desenvolvidos. Para Zabala (1998) uma sequencia didática é um conjunto de atividades ordenadas, estruturadas e articuladas para a realização de certos objetivos educacionais, que têm um princípio e um fim conhecidos tanto pelos professores como pelos alunos. Para a elaboração das estratégias pedagógicas, foi utilizado como referencial teórico a Teoria de Aprendizagem Significativa, proposta por David Ausubel. Esta atividade engloba as competências e habilidades designadas pela BNCC (2017 e 2018) que concilia com áreas de conhecimento apresentadas anteriormente. A utilização de estratégias, conceitos, definições e procedimentos matemáticos para interpretar, construir modelos e resolver problemas em diversos contextos, juntamente com a análise dos resultados, promove a construção da argumentação consistente. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1.053 kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Três momentos pedagógicos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sal em alimentos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Química | pt_BR |
Título: dc.title | Como é gostoso aprender Química | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | ferramentas | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFQUI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
PRODUTO DO PROFQUI - CARTILHA.pdf | 1,05 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/574843/2/PRODUTO DO PROFQUI - CARTILHA.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons