Como é gostoso aprender Química

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorGonçalves, Rosane de Fátima Protella-
Autor(es): dc.contributor.authorOliveira, Danielle Maria Perpétua de-
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Paula Macedo Lessa dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-02T20:56:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-02T20:56:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-02-
identificador: dc.identifier.otherCartilha - Como é gostoso aprender Químicapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/574843-
Resumo: dc.description.abstractEsta cartilha é o produto de uma dissertação de Mestrado Profissional no Ensino de Química (PROFQUI) e promove orientações para uma metodologia de ensino de química através da utilização do sal nos alimentos. Esta metodologia foi planejada para 5 encontros de 50 minutos cada, com alunos de 2ª série do Ensino Médio de colégio estadual. Foi desenvolvida uma sequencia de aulas baseada nos três momentos pedagógicos propostos por Delizoicov e Androtti (1990), Problematização Inicial, Organização do Conhecimento, Aplicação do conhecimento, com o propósito de incentivar o alunos no ensino-aprendizagem, aproximando a química do seu cotidiano. As atividades que fazem parte da sequência são dispostas de maneira a investigar o tema que está sendo estudado e são variadas em termos de estratégia: leituras, aula dialogada, experimentos, etc. Assim o tema será tratado durante um conjunto de aulas de modo que o aluno se aprofunde e se aproprie dos temas desenvolvidos. Para Zabala (1998) uma sequencia didática é um conjunto de atividades ordenadas, estruturadas e articuladas para a realização de certos objetivos educacionais, que têm um princípio e um fim conhecidos tanto pelos professores como pelos alunos. Para a elaboração das estratégias pedagógicas, foi utilizado como referencial teórico a Teoria de Aprendizagem Significativa, proposta por David Ausubel. Esta atividade engloba as competências e habilidades designadas pela BNCC (2017 e 2018) que concilia com áreas de conhecimento apresentadas anteriormente. A utilização de estratégias, conceitos, definições e procedimentos matemáticos para interpretar, construir modelos e resolver problemas em diversos contextos, juntamente com a análise dos resultados, promove a construção da argumentação consistente.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.053 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectTrês momentos pedagógicospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSal em alimentospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
Título: dc.titleComo é gostoso aprender Químicapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeferramentaspt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Química em Rede Nacionalpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFQUI


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons