A TEMÁTICA LEITE MATERNO A PARTIR DA APRENDIZAGEM BASEADA NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UM GUIA DIDÁTICO PARA O ENSINO DE QUÍMICA

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAlmeida, Pamela Santos Galetti-
Autor(es): dc.contributor.authorAmado, Manuella Villar-
Autor(es): dc.contributor.authorGarcia, Ana Raquel Santos de Medeiros-
Autor(es): dc.contributor.authorDe Sena, Denise Rocco-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-04-28T21:05:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-04-28T21:05:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-08-30-
identificador: dc.identifier.otherProduto educacionalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/568964-
Resumo: dc.description.abstractO Ensino de Química ainda se apresenta de forma descontextualizada e fragmentada, distanciando os alunos do saber científico. Visando a romper com esse contexto, este trabalho buscou utilizar da metodologia Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABPR) a partir da abordagem temática do Leite Materno para promover a alfabetização científica. A ABRP é uma metodologia ativa por meio da qual o aluno torna-se protagonista do processo de aprendizagem, adquirindo o conhecimento ao coletar dados, levantar hipóteses, trabalhar coletivamente e construir um pensamento crítico, ao solucionar um problema relacionado ao contexto social em que vive. O Leite Materno é o alimento completo que supre todas as necessidades nutricionais do bebê, e esse conhecimento precisa ser socializado entre o público escolar, por apontar para questões de saúde pública. Trata-se de uma pesquisa do tipo estudo de caso qualitativo, cujos dados foram colhidos por meio de observações, aplicação de questionários, diários de bordo, registros de fotografias, gravações de áudios e guias de experiências. A primeira fase foi diagnóstica, de estudo teórico e revisão bibliográfica para a construção do planejamento da ABRP e sua validação. A segunda fase consistiu em uma intervenção escolar com 45 estudantes da 3ª série do Ensino Médio da EEEFM Lyra Ribeiro Santos, em Guarapari (ES), para o conteúdo da Química da Vida. A terceira fase foi a análise pedagógica e dos eixos estruturantes da alfabetização científica. Os resultados indicaram a contribuição da metodologia ABRP para o Ensino de Química de forma articulada e contextualizada. Além de constatarem a presença dos três eixos estruturantes da alfabetização científica que apontam ser uma estratégia para que o conhecimento científico e sua utilização tornese alvo de debates da sociedade de forma consciente. Ao final, foi produzido um guia didático para professores de Química, com um Planejamento da ABRP a partir da temática Leite Materno. O guia tem a finalidade de contribuir par a formação de cidadãos conscientes e críticos em suas análises sociais e políticas, além de colaborar para o trabalho do educador. O guia traz reflexões e discussões fundamentadas nos referenciais teóricos de Paulo Freire, Eleonor Luzes, Attic Chassot, dentre outros.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1383 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype.pdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectensino de quimicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPBLpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectleite maternopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização cientificapt_BR
Título: dc.titleA TEMÁTICA LEITE MATERNO A PARTIR DA APRENDIZAGEM BASEADA NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UM GUIA DIDÁTICO PARA O ENSINO DE QUÍMICApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Químicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMetodologia de pesquisapt_BR
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