Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Almeida, Pamela Santos Galetti | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Amado, Manuella Villar | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Garcia, Ana Raquel Santos de Medeiros | - |
Autor(es): dc.contributor.author | De Sena, Denise Rocco | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-04-28T21:05:28Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-04-28T21:05:28Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-08-30 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto educacional | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/568964 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O Ensino de Química ainda se apresenta de forma descontextualizada e fragmentada, distanciando os alunos do saber científico. Visando a romper com esse contexto, este trabalho buscou utilizar da metodologia Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABPR) a partir da abordagem temática do Leite Materno para promover a alfabetização científica. A ABRP é uma metodologia ativa por meio da qual o aluno torna-se protagonista do processo de aprendizagem, adquirindo o conhecimento ao coletar dados, levantar hipóteses, trabalhar coletivamente e construir um pensamento crítico, ao solucionar um problema relacionado ao contexto social em que vive. O Leite Materno é o alimento completo que supre todas as necessidades nutricionais do bebê, e esse conhecimento precisa ser socializado entre o público escolar, por apontar para questões de saúde pública. Trata-se de uma pesquisa do tipo estudo de caso qualitativo, cujos dados foram colhidos por meio de observações, aplicação de questionários, diários de bordo, registros de fotografias, gravações de áudios e guias de experiências. A primeira fase foi diagnóstica, de estudo teórico e revisão bibliográfica para a construção do planejamento da ABRP e sua validação. A segunda fase consistiu em uma intervenção escolar com 45 estudantes da 3ª série do Ensino Médio da EEEFM Lyra Ribeiro Santos, em Guarapari (ES), para o conteúdo da Química da Vida. A terceira fase foi a análise pedagógica e dos eixos estruturantes da alfabetização científica. Os resultados indicaram a contribuição da metodologia ABRP para o Ensino de Química de forma articulada e contextualizada. Além de constatarem a presença dos três eixos estruturantes da alfabetização científica que apontam ser uma estratégia para que o conhecimento científico e sua utilização tornese alvo de debates da sociedade de forma consciente. Ao final, foi produzido um guia didático para professores de Química, com um Planejamento da ABRP a partir da temática Leite Materno. O guia tem a finalidade de contribuir par a formação de cidadãos conscientes e críticos em suas análises sociais e políticas, além de colaborar para o trabalho do educador. O guia traz reflexões e discussões fundamentadas nos referenciais teóricos de Paulo Freire, Eleonor Luzes, Attic Chassot, dentre outros. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1383 kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ensino de quimica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | PBL | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | leite materno | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização cientifica | pt_BR |
Título: dc.title | A TEMÁTICA LEITE MATERNO A PARTIR DA APRENDIZAGEM BASEADA NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UM GUIA DIDÁTICO PARA O ENSINO DE QUÍMICA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Química | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Metodologia de pesquisa | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFQUI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
V1 Guia didático Pâmela Santos Galetti Almeida.pdf | Produto Educacional | 1,38 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/568964/2/V1 Guia didático Pâmela Santos Galetti Almeida.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons