Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Christian, Wolfgang | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T19:39:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T19:39:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009-12-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-05-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-01-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-01-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-01-28 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/16172 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/496657 | - |
Descrição: dc.description | A simulação pretende mostrar quais os efeitos de usarmos molas 'reais', que possuem massa, ao contrário da simplificação corriqueira de supor que a massa da mola é nula. Para emular o efeito de uma mola massiva, temos então 20 molas ideais, sem massa, mas que conectam 20 massas iguais. Pode-se por este sistema para cair e visualizar como é a evolução do mesmo, em duas situações distintas. Numa, a extremidade superior da mola é segurada, e noutra pode-se largar esta extremidade | - |
Descrição: dc.description | O estudante já deve ter visto o movimento vertical (queda livre) e deve conhecer as leis de Newton o bastante para que esteja familiarizado com as aplicações da lei de hooke na dinâmica de corpos | - |
Descrição: dc.description | Educação Superior::Ciências Exatas e da Terra::Física | - |
Descrição: dc.description | Ensino Médio::Física | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Federal Fluminense | - |
Relação: dc.relation | http://www.compadre.org/osp/items/detail.cfm?ID=9399 | - |
Relação: dc.relation | mola_caindo.jar | - |
Direitos: dc.rights | GNU General Public License (GPL) version 2 | - |
???dc.source???: dc.source | http://portal.if.uff.br/OSP/mola_caindo.jar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de Jovens e Adultos::2º Ciclo::Ciências Naturais::Visões de mundo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Superior::Ciências Exatas e da Terra::Física::Física Geral | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Básica::Ensino Médio::Física::Movimento, variações e conservações | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lei de Hooke | - |
Palavras-chave: dc.subject | queda livre | - |
Título: dc.title | Mola em queda | - |
Título: dc.title | Falling Slinky Model | - |
???dc.description2???: dc.description2 | O estudante deve perceber que suposição que em geral se faz de que uma mola tem massa desprezível, embora um pouco artificial a princípio, simplifica consideravelmente a descrição de sistemas físicos. É interessante que se discuta então com os alunos em que circunstâncias pode-se supor que as molas não tem massa | - |
???dc.description3???: dc.description3 | Requer instalação de ambiente java (www.java.com) | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - MEC BIOE |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: