Desenhos animados e ensino de História: uma aposta para o letramento nas séries iniciais da escolarização

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPRIVATTI, Rafael-
Data de aceite: dc.date.accessioned2018-05-15T15:39:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2018-05-15T15:39:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-05-15-
identificador: dc.identifier.otherVIDEO_TSpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/206009-
Resumo: dc.description.abstractTrata-se de um estudo sobre o ensino de história nas séries iniciais do ensino fundamental e suas implicações para os anos finais deste mesmo ensino fundamental (1º ao 5º e 6º ao 9º anos, respectivamente). Muito comuns são as lamentações dos professores de sexto ano a respeito das relações já estabelecidas com a história e os educandos deste ano. Por outro lado, temos os professores de 1º ao 5º ano que não somente não possuem formação, via de regra, voltada para o ensino de história especificamente, como também sofrem pressões mais voltadas para o letramento em Língua Portuguesa e para o letramento em Matemática, ficando, portanto, outras áreas de ensino e aprendizagem, como a Geografia e a História, enquadradas em atividades complementares e normalmente não obrigatórias para os planejamentos desta fase. Com estas atividades, poucas ou muitas, não importa, e uma grande quantidade de materiais de temática ou, digamos, origens históricas, sendo apresentadas aos alunos, dentro, mas principalmente fora da escola, produzidos não exatamente por historiadores, como filmes, séries, jogos, propagandas, músicas e etc. (história pública), os educandos chegam ao sexto ano com diversas e, muitas das vezes, consistentes construções sobre a história (consciência histórica). Sendo assim, não é possível negar que eles já tenham formulações sobre e como a história funciona, suas funções e provavelmente até especulem seus métodos de construção. Portanto, se aproximar destes anos iniciais seria fundamental para em conjunto com as diversas formas de construções históricas, trocarmos conhecimentos em favor de construções históricas que se seguirão por toda a vida. Um dos caminhos possíveis, são os desenhos animados, linguagem imagética familiar e recorrente para parte considerável dos educandos de todo o ensino fundamental. Construí-los na íntegra, de forma autoral, é parte do esforço intelectual do trabalho em questão. Roteiro, dublagem, animação, edição, produção e pós-produção são demandas do autor. Os materiais, disponibizados no site YouTube (Canal Animações Revolução), com ampla e total liberdade aos espectadores para significá-los e resignificá-los, de acordo com seus interesses em História, possuem três matrizes: a História e Cultura Afro Brasileira, a História e Cultura da África e a História e Cultura dos Povos Indígenas Brasileiros, todas presentes na Lei 11645. Compreender os contatos possíveis dos educandos com a História em seus primeiros anos de escolarização em favor de consciências históricas plurais faz-se necessário para o ensino de História em toda a educação básica.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3.56 GBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypeVLC media filept_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHistória e Cultura Afro-Brasileirapt_BR
Título: dc.titleDesenhos animados e ensino de História: uma aposta para o letramento nas séries iniciais da escolarizaçãopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeanimaçãopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Animação

Arquivos associados:
VIDEO_TS.BUP12 kBUnknown/bitstream/capes/206009/2/VIDEO_TS.BUPDownload
VIDEO_TS.IFO12 kBUnknown/bitstream/capes/206009/3/VIDEO_TS.IFODownload
VTS_01_0.BUP48 kBUnknown/bitstream/capes/206009/4/VTS_01_0.BUPDownload
VTS_01_0.IFO48 kBUnknown/bitstream/capes/206009/5/VTS_01_0.IFODownload
VTS_01_1.VOB1.05 GBUnknown/bitstream/capes/206009/6/VTS_01_1.VOBDownload
VTS_01_2.VOB1.05 GBUnknown/bitstream/capes/206009/7/VTS_01_2.VOBDownload
VTS_01_3.VOB1.05 GBUnknown/bitstream/capes/206009/8/VTS_01_3.VOBDownload
VTS_01_4.VOB555.67 MBUnknown/bitstream/capes/206009/9/VTS_01_4.VOBDownload
1 Material Principal.pdf1.13 MBAdobe PDF/bitstream/capes/206009/10/1 Material Principal.pdfDownload
2 Os caminhos para o material didático.pdf229.38 kBAdobe PDF/bitstream/capes/206009/11/2 Os caminhos para o material didático.pdfDownload
3 Desenhos animados como materiais didáticos.pdf315.51 kBAdobe PDF/bitstream/capes/206009/12/3 Desenhos animados como materiais didáticos.pdfDownload
4 Muito além de Índios e Negros - conhecimento e valorização.pdf323.21 kBAdobe PDF/bitstream/capes/206009/13/4 Muito além de Índios e Negros - conhecimento e valorização.pdfDownload
5 Desenhos animados para o desenvolvimento de conceitos.pdf176.35 kBAdobe PDF/bitstream/capes/206009/14/5 Desenhos animados para o desenvolvimento de conceitos.pdfDownload
6 Desenhos animados para o desenvolvimento de conceitos.pdf91.12 kBAdobe PDF/bitstream/capes/206009/15/6 Desenhos animados para o desenvolvimento de conceitos.pdfDownload
7 Roteiros dos desenhos animados e propostas de atividades.pdf792.55 kBAdobe PDF/bitstream/capes/206009/16/7 Roteiros dos desenhos animados e propostas de atividades.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons