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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | PRIVATTI, Rafael | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2018-05-15T15:39:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2018-05-15T15:39:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-05-15 | - |
identificador: dc.identifier.other | VIDEO_TS | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/206009 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Trata-se de um estudo sobre o ensino de história nas séries iniciais do ensino fundamental e suas implicações para os anos finais deste mesmo ensino fundamental (1º ao 5º e 6º ao 9º anos, respectivamente). Muito comuns são as lamentações dos professores de sexto ano a respeito das relações já estabelecidas com a história e os educandos deste ano. Por outro lado, temos os professores de 1º ao 5º ano que não somente não possuem formação, via de regra, voltada para o ensino de história especificamente, como também sofrem pressões mais voltadas para o letramento em Língua Portuguesa e para o letramento em Matemática, ficando, portanto, outras áreas de ensino e aprendizagem, como a Geografia e a História, enquadradas em atividades complementares e normalmente não obrigatórias para os planejamentos desta fase. Com estas atividades, poucas ou muitas, não importa, e uma grande quantidade de materiais de temática ou, digamos, origens históricas, sendo apresentadas aos alunos, dentro, mas principalmente fora da escola, produzidos não exatamente por historiadores, como filmes, séries, jogos, propagandas, músicas e etc. (história pública), os educandos chegam ao sexto ano com diversas e, muitas das vezes, consistentes construções sobre a história (consciência histórica). Sendo assim, não é possível negar que eles já tenham formulações sobre e como a história funciona, suas funções e provavelmente até especulem seus métodos de construção. Portanto, se aproximar destes anos iniciais seria fundamental para em conjunto com as diversas formas de construções históricas, trocarmos conhecimentos em favor de construções históricas que se seguirão por toda a vida. Um dos caminhos possíveis, são os desenhos animados, linguagem imagética familiar e recorrente para parte considerável dos educandos de todo o ensino fundamental. Construí-los na íntegra, de forma autoral, é parte do esforço intelectual do trabalho em questão. Roteiro, dublagem, animação, edição, produção e pós-produção são demandas do autor. Os materiais, disponibizados no site YouTube (Canal Animações Revolução), com ampla e total liberdade aos espectadores para significá-los e resignificá-los, de acordo com seus interesses em História, possuem três matrizes: a História e Cultura Afro Brasileira, a História e Cultura da África e a História e Cultura dos Povos Indígenas Brasileiros, todas presentes na Lei 11645. Compreender os contatos possíveis dos educandos com a História em seus primeiros anos de escolarização em favor de consciências históricas plurais faz-se necessário para o ensino de História em toda a educação básica. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3.56 GB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | VLC media file | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | História e Cultura Afro-Brasileira | pt_BR |
Título: dc.title | Desenhos animados e ensino de História: uma aposta para o letramento nas séries iniciais da escolarização | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | animação | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Animação |
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