Produção de Microvídeos para Dispositivos Móveis na Temática do Código Florestal Brasileiro

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Autor(es): dc.contributor.authorMarcia Izabel Fugisawa Souza-
Autor(es): dc.contributor.authorTércia Zavaglia Torres-
Autor(es): dc.contributor.authorJoão dos Santos Vila Silva-
Autor(es): dc.contributor.authorDaniel Rodrigo de Freitas Apolinário-
Data de aceite: dc.date.accessioned2017-12-15T14:40:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2017-12-15T14:40:00Z-
Data de criação: dc.date.created2016-04-30-
Data de envio: dc.date.issued2016-04-30-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://canalcederj.cecierj.edu.br/recurso/16348/metadados-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/200704-
Descrição: dc.descriptionOs dispositivos móveis (DM), em especial, o celular e tablet, vêm se constituindo em ferramentas poderosas de transmissão, disseminação e comunicação de conteúdos educacionais a qualquer hora e em qualquer lugar. No entanto, essa realidade requer esforços de pesquisa, sobretudo, no tocante à produção de microconteúdos, particularmente em relação aos fundamentos teóricos, conceituais e metodológicos, concernentes aos aspectos pedagógicos, comunicacionais e de design. Este artigo descreve ação de pesquisa que retrata o processo de produção de microvídeos para DM, dotados de intencionalidade pedagógica para informar, disseminar e comunicar com objetividade novos conceitos e práticas aos proprietários e empreendedores rurais, no que concerne ao Código Florestal recentemente instituído no Brasil. Entende-se que conteúdos de informação na forma de microvídeos para DM, em linguagem comunicacional apropriada e didaticamente trabalhados, podem se tornar recursos educacionais facilitadores da implementação desta legislação, cuja ênfase reside nos cuidados e procedimentos necessários à proteção da vegetação nativa, à conservação e preservação dos recursos naturais. Para a produção dos microvídeos foi adotada uma metodologia desenvolvida junto à Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas para criação de microconteúdos, a qual orienta sobre as restrições e especificidades inerentes aos DM, no tocante a tamanho de tela e tempo de duração, bem como na observância aos aspectos pedagógicos, comunicacionais e semióticos. Os procedimentos metodológicos adotados foram: identificação/seleção de software para edição e produção de vídeos; roteirização de conteúdos; criação de ilustrações (infográfico, desenho, quadros, personagens etc.); e produção e edição de microvídeos, em conformidade com padrões de identidade visual e de design. Na produção dos vídeos foram utilizados os softwares VideoScribe e MovieMaker. Os roteiros procuraram valorizar aspectos da linguagem visual e da percepção humana, numa sequência lógica e dinâmica para favorecer a compreensão e assimilação de informações e conhecimentos. Os microvídeos produzidos foram submetidos à avaliação de usuários, que responderam satisfatoriamente, em especial, aos aspectos da retenção da atenção, compreensão da mensagem, ampliação do conhecimento e motivação para conhecer mais sobre o tema.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherFundação CECIERJ-
???dc.source???: dc.sourcehttps://canalcederj.cecierj.edu.br/recurso/16348-
Palavras-chave: dc.subjectead-
Palavras-chave: dc.subjecteademfoco-
Palavras-chave: dc.subjectead em foco-
Palavras-chave: dc.subjectmicrovídeos-
Palavras-chave: dc.subjectmicroconteúdos educacionais-
Palavras-chave: dc.subjectprodução de conteúdos-
Palavras-chave: dc.subjectdispositivos móveis-
Título: dc.titleProdução de Microvídeos para Dispositivos Móveis na Temática do Código Florestal Brasileiro-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - CEDERJ

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