Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
???dc.contributor.advisor???: dc.contributor.advisor | Nicodem, Maria Fatima Menegazzo | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Piano, Carine | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2015-09-02T17:20:48Z | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2017-03-17T14:45:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2015-09-02T17:20:48Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2017-03-17T14:45:49Z | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4318 | - |
???dc.identifier.citation???: dc.identifier.citation | PIANO, Carine. Estratégias para o ensino de língua portuguesa como segunda língua na educação indígena. 2014. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014. | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://www.educapes.capes.gov.br/handlecapes/172997 | - |
Resumo: dc.description.abstract | La educación indígena brasileña se caracteriza por una diversidad única. Dentro de este contexto, es la dificultad de los verdaderos profesionales a trabajar para las distintas disciplinas del currículo, en particular la lengua portuguesa. Por lo tanto, este trabajo tuvo como objetivo buscar, a través de la investigación bibliográfica, las estrategias metodológicas para la enseñanza de la lengua portuguesa en las comunidades indígenas, ya que tienen el portugués como segunda lengua, caracterizándolos como sujetos bilingües. Se ha utilizado diversas teorías de la enseñanza del portugués, destacando los géneros discursivos/textuales, pedagogía de los proyectos y pedagogía culturalmente sensible, y señaló que, para que exista un aprendizaje significativo, los profesores deben acercar el conocimiento a la realidad experimentada por los estudiantes. Para ello, es necesario elaborar material educativo específico para cada comunidad. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Metodologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Bilingüismo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aquisição da segunda língua | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching - Methodology | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Bilingualism | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Second language acquisition | pt_BR |
Título: dc.title | Estratégias para o ensino de língua portuguesa como segunda língua na educação indígena | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: