Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
???dc.contributor.advisor???: dc.contributor.advisor | Periotto, Fernando | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Sapatini, Jefferson Ricardo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2015-05-21T16:36:22Z | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2017-03-17T14:43:02Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2015-05-21T16:36:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2017-03-17T14:43:02Z | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3511 | - |
???dc.identifier.citation???: dc.identifier.citation | SAPATINI, Jefferson Ricardo. Categorização e análise das questões de biologia do ENEM (1998-2012). 2014. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014. | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://www.educapes.capes.gov.br/handlecapes/171951 | - |
Resumo: dc.description.abstract | The assessment is a diagnostic tool that lets it to analyze the different aspects involved in the process of teaching e learning. ENEM, on of the most assessments of graduation from High School in Brazil, was established in 1998 and since its inception has tried to take an innovate play compared to traditional assessments of access to higher education. Assuming that such assessment play the guiding role of high school, the present work aims to categorize and analyze the Biology questions in ENEM. Initially, the questions of tests applied from 1998 to 2012 were subject to content analysis and categorized by themes, and from 2009, also were analyzed the skills required. The data were statistically analyzed and it was observed that Biology is about of 20% of all tests. The most requested theme was The Interdependence of life, which includes the interactions between living beings and human intervention in the environment. In contrast, less appearance was the theme four – Transmission of life and mechanisms of genetic variability. Regarding skills developed, the more charged was to understand interactions between organisms and their environment. Based on the data and analysis, it was concluded that Biology has a significant number of questions in ENEM test and, in general, the questions present themselves well structured, requiring only increased uniformity with regard to themes and skills in each edition. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação educacional | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Biologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educational evaluation | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Biology | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Learning | pt_BR |
Título: dc.title | Categorização e análise das questões de biologia do ENEM (1998 - 2012) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: