Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
???dc.contributor.advisor???: dc.contributor.advisor | Batista, Flóida Moura Rocha Carlesso | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Bragatto, Rosangela Aparecida Marques de Morais | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2015-09-29T17:39:07Z | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2017-03-17T14:42:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2015-09-29T17:39:07Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2017-03-17T14:42:49Z | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4740 | - |
???dc.identifier.citation???: dc.identifier.citation | BRAGATTO, Rosangela Aparecida Marques de Morais. A importância da música no processo de alfabetização. 2012. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2012. | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://www.educapes.capes.gov.br/handlecapes/171876 | - |
Resumo: dc.description.abstract | This research addresses the use of music in the literacy process that starts in kindergarten and the early grades of elementary school. The same proceeded from literature review and field research, with direct observation inside and outside of the classroom, as well as interviews with literacy teachers. It is known that the educator aware of their role to teach their students to present a diversity of situations and possibilities, using a variety of strategies that can promote learning. One such strategy is the use of music in the literacy process, important moment in the life of ourchildren. It was then that teach music literacy makes the environment more relaxed, pleasant, light and engaging. The music, in its various forms to be executed, heard, sung and interpreted, can help concentration. In Early Childhood Education is the common use of joyous melodies, short, with repeats that favor the memorization andplayfulness, such as the rhymes. In the early grades of elementary school than thosewho were cited for younger children, there is also the possibility of using songs that bring to the classroom not only literacy, but to give space to dialogue, the conversation wheel, exchange of experiences, issues of science, geography, environment, updates, etc.. As a result of working with musicalization classroom creates a process of knowledge construction, favoring the development of sensitivity, creativity, sense of rhythm, nice to hear and sing songs, socialization, movement and body language. | pt_BR |
Direitos: dc.rights | openAccess | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Música - Instrução e estudo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação musical pré-escolar - Instrução e estudo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Music - Instruction and study | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Preschool music - Instruction and study | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Literacy | pt_BR |
Título: dc.title | A importância da música no processo de alfabetização | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: