
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | UFMA | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Oliveira, Romário | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2026-07-03T15:16:40Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2026-07-03T15:16:40Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Romário_Chaves_Oliveira_UFMA | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1180648 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo construir um livro paradidático com a trajetória de vida da mãe de santo Nilza Viana no Terecô a ser utilizado nas escolas de Ensino Fundamental (anos iniciais) do município de Codó/MA. Para subsidiar a construção desse produto educacional, foram operacionalizados conceitos e temáticas como cultura, identidade e pluralidade, à luz de Stuart Hall (2002); saberes docentes (Tardif, 2014), consciência histórica (Rüsen,2015); história do Ensino de História (Bittencourt, 2009) e, por último, mas não menos importante, a história das religiosidades afro-brasileiras e sua presença/ausência na sala de aula de História, dialogando com Coelho (2016) e Carvalho (2009). Para a realização deste estudo optou-se por uma pesquisa de abordagem qualitativa descritiva. Assim, usaremos entrevistas com o intuito de reunir informações acerca de como os professores estão trabalhando a Lei 11.645/08 em sala de aula e como abrangem o Terecô, visto que é uma religião de grande expressividade no município de Codó. De modo que ao realizar essas entrevistas, pretende-se coletar que referenciais culturais estão sendo valorizados nas práticas de ensino da disciplina de História. Este estudo apresenta como problema de pesquisa a seguinte questão: quais os espaços e não espaços do afro-religioso nas práticas de Ensino dos professores de História, uma vez que o ambiente escolar é um local propício para desconstruir o preconceito religioso estabelecido na cidade e promover diálogos possíveis que constroem e fortalecem novas identidades. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 9 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | História e Cultura Afro-brasileira | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Biografias | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Terecô | pt_BR |
| Título: dc.title | ENSINO DE HISTÓRIA E RELIGIOSIDADE AFRO-BRASILEIRA EM CODÓ/MA: uma proposta didática a partir do gênero biográfico | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado-ProfHistória | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | História | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| ROMARIO_CHAVES_OLIVEIRA_PROFHISTORIA_UFMA.pdf | 9,33 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1180648/2/ROMARIO_CHAVES_OLIVEIRA_PROFHISTORIA_UFMA.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons