
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, Rutineia Santos da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2026-02-25T14:43:22Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2026-02-25T14:43:22Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-10-30 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Rutineia VERSÃO FINAL | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1171529 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A presente pesquisa está relacionada com a invisibilidade da implementação da Lei no 11.645/2008, na escola Estevão Gomes, cidade de Breves, Estado do Pará, que objetivou discutir ações para viabilizar estratégias de combate ao racismo no ambiente escolar, partindo de uma breve discussão acerca do ensino de História e de possíveis intencionalidades que regem a produção dos currículos no Brasil, assim como foram verificadas algumas continuidades e permanências observadas nos livros didáticos utilizados entre os anos de 2021 a 2024. Para isso, foi utilizada a metodologia Roda de Conversa (RC), composta pelos(as) professores(as) de História da referida escola, cuja categoria de análise descritiva possibilitou a obtenção de informações sobre as principais dificuldades encontradas pelos docentes para efetivar a lei nas aulas de História, culminando no produto educacional, com sequência didática voltada para a temática étnico-racial, como desdobramento da pesquisa. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 10,6 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História; Lei no 11.645/2008; educação antirracista. | pt_BR |
| Título: dc.title | A LÓGICA DE UM ESPELHO QUEBRADO: a Lei no 11.645/2008 como instrumento político pedagógico para um ensino antirracista na Escola Estevão Gomes em Breves, Marajó, Pará | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA-PROFHISTÓRIA | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Rutineia VERSÃO FINAL.pdf | 10,93 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1171529/2/Rutineia VERSÃO FINAL.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons