
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | CASTRO, REGINALDO ALVES DE | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2026-01-06T14:51:27Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2026-01-06T14:51:27Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-28 | - |
| identificador: dc.identifier.other | REGINALDO ALVES DE CASTRO | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1133932 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa aborda a temática das representações iconográficas da população negra presentes nos livros didáticos de História aprovados no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2024-2027). Objetiva-se investigar as permanências e transformações em tais representações após mais de duas décadas de vigência da Lei 10.639/03. Foram selecionadas duas coleções aprovadas: História, Sociedade & Cidadania de Alfredo Boulos Júnior da editora FTD, e Jovem Sapiens – História de Adriana Machado Dias, Keila Grimberg e Marco Pellegrini da editora Scipione. O critério de escolha foi o de maior adoção pelas escolas públicas da Prefeitura Municipal de Fortaleza, conforme dados do site do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Foram analisados oito volumes do Livro do Estudante e oito volumes do Manual do Professor, que constituíram o corpus documental da pesquisa. Empregou-se a metodologia da pesquisa qualitativa para compreender os sentidos das representações iconográficas da população negra nos volumes dos livros didáticos. As imagens foram classificadas em quatro blocos temáticos: Imagens Canônicas, Imagens Positivas, Imagens da Mulher Negra e Tradições Culturais. Como referencial teórico, utilizaram-se os conceitos de Livro Didático (Choppin, 2004; Bittencourt, 2002; Timbó, 2009), Iconografia (Paiva, 2015; Burke, 2007), Decolonialidade (Gomes, 2023; Bernardino-Costa e Grosfoguel, 2016; Quijano, 2005), Imagens Canônicas (Saliba, 1999), Interseccionalidade (Davis, 2016; Akotirene, 2019; Carneiro, 2020) e Representação (Hall, 2016). Os resultados apontaram permanências no uso acrítico das imagens canônicas, reforçando representações estereotipadas, e transformações por meio de imagens positivas que desconstroem os estereótipos e destacam o protagonismo da população negra nos livros didáticos. A pesquisa contribui, desta forma, para a análise crítica dos livros didáticos de História, evidenciando a necessidade permanente de reflexão sobre a representação da população negra para o desenvolvimento de uma educação antirracista e decolonial. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 2,9 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
| Título: dc.title | Representações iconográficas da população negra em livros didáticos de História aprovados no PNLD (2024- 2027): permanências e transformações | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História - Profhistória | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Reginaldo Alves (2).pdf | 2,92 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1133932/2/Reginaldo Alves (2).pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons