SISTEMA SOCIEDUCATIVO E NARRATIVA AUTOBIOGRÁFICA DE UM PROFESSOR DE HISTÓRIA (2016-2023): Reflexão e produção de um fotolivro

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Amapápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSANTOS, PAULO ROBERTO BRAGA DOS-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-12-16T18:14:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-12-16T18:14:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-
identificador: dc.identifier.otherPAULOROBERTODOSSANTOSPROFHISTORIA2025pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1133580-
Resumo: dc.description.abstractO objetivo da dissertação foi produzir um produto educacional para o ensino de História, tendo como púbçico os professores e estudantes da Escola Estadual Professora Elcy Rodrigues Lacerda, localizada no Centro Socioeducativo de Internação Masculina na capital do Estado do Amapá. O método de análise de conteúdo proposto por Bardin (2016) foi utilizado para categorizar os dados coletados na pesquisa bibliográfica a partir de fontes escritas e digitais relativas ao tema de estudo. Também foi incluída a minha narrativa autobiográfica sobre atuação docente com estudantes do sistema socioeducativo na cidade de Macapá no texto dissertativo, com base na pesquisa narrativa e a descrição da criação do produto educacional. A escolha pela narrativa autobiográfica surgiu como forma de reconhecer minha própria experiência de ensino como elemento constituinte do objeto de estudo e entendendo a memória docente como uma fonte de informação para a produção do saber acadêmico no Mestrado Profissional em Ensino de História em Rede Nacional, ofertado pela Universidade Federal do Amapá. O resultado apresenta a minha narrativa autobiográfica de professor de História em relação à escola investigada, com destaque em algumas experiências de ensino com estudantes do ensino fundamental no tempo antes, durante e pós-pandemia da COVID-19. Esta abordagem qualitativa possibilitou escrever sobre o ensino de História e o processo criativo de produção do Fotolivro para o ensino de História com uso do filme “Ônibus 174” de Padilha (2002) e outras fontes. Portanto, o produto educacional é resultado da pesquisa e baseia-se na perspectiva de que os materiais didáticos têm finalidade pedagógica para os adolescentes e jovens do sistema socioeducativo, mas também que a escola pública deve assumir a sua função social para valorizar as histórias de vida dos estudantes e o papel da História como disciplina que promove a formação crítica na educação básica.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent8431kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de história. Sistema socioeducativo. Narrativa autobiográfica.pt_BR
Título: dc.titleSISTEMA SOCIEDUCATIVO E NARRATIVA AUTOBIOGRÁFICA DE UM PROFESSOR DE HISTÓRIA (2016-2023): Reflexão e produção de um fotolivropt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de História - ProfHistóriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineHistóriapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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