
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Amapá | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | SANTOS, PAULO ROBERTO BRAGA DOS | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-12-16T18:14:04Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-12-16T18:14:04Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025 | - |
| identificador: dc.identifier.other | PAULOROBERTODOSSANTOSPROFHISTORIA2025 | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1133580 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O objetivo da dissertação foi produzir um produto educacional para o ensino de História, tendo como púbçico os professores e estudantes da Escola Estadual Professora Elcy Rodrigues Lacerda, localizada no Centro Socioeducativo de Internação Masculina na capital do Estado do Amapá. O método de análise de conteúdo proposto por Bardin (2016) foi utilizado para categorizar os dados coletados na pesquisa bibliográfica a partir de fontes escritas e digitais relativas ao tema de estudo. Também foi incluída a minha narrativa autobiográfica sobre atuação docente com estudantes do sistema socioeducativo na cidade de Macapá no texto dissertativo, com base na pesquisa narrativa e a descrição da criação do produto educacional. A escolha pela narrativa autobiográfica surgiu como forma de reconhecer minha própria experiência de ensino como elemento constituinte do objeto de estudo e entendendo a memória docente como uma fonte de informação para a produção do saber acadêmico no Mestrado Profissional em Ensino de História em Rede Nacional, ofertado pela Universidade Federal do Amapá. O resultado apresenta a minha narrativa autobiográfica de professor de História em relação à escola investigada, com destaque em algumas experiências de ensino com estudantes do ensino fundamental no tempo antes, durante e pós-pandemia da COVID-19. Esta abordagem qualitativa possibilitou escrever sobre o ensino de História e o processo criativo de produção do Fotolivro para o ensino de História com uso do filme “Ônibus 174” de Padilha (2002) e outras fontes. Portanto, o produto educacional é resultado da pesquisa e baseia-se na perspectiva de que os materiais didáticos têm finalidade pedagógica para os adolescentes e jovens do sistema socioeducativo, mas também que a escola pública deve assumir a sua função social para valorizar as histórias de vida dos estudantes e o papel da História como disciplina que promove a formação crítica na educação básica. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 8431kb | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de história. Sistema socioeducativo. Narrativa autobiográfica. | pt_BR |
| Título: dc.title | SISTEMA SOCIEDUCATIVO E NARRATIVA AUTOBIOGRÁFICA DE UM PROFESSOR DE HISTÓRIA (2016-2023): Reflexão e produção de um fotolivro | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História - ProfHistória | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | História | pt_BR |
| Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| PAULOROBERTODOSSANTOSPROFHISTORIA2025.pdf | 8,43 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1133580/2/PAULOROBERTODOSSANTOSPROFHISTORIA2025.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons