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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | DECEZARO, Francisco | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-12-11T19:55:56Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-12-11T19:55:56Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-09-24 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Dissertação Francisco Decezaro 2025 Profhistória UDESC | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1133433 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho, inserido na linha de pesquisa Saberes Históricos no Espaço Escolar, tem como objeto de investigação a compreensão dos conceitos de raça, racismo e branquitude, produtos do colonialismo e suas implicações no tempo presente. Apresento uma proposta de educação antirracista, utilizando como fontes postagens da página do Instagram @portalgeledes, que destacam o protagonismo negro. Entendo que esses conteúdos, quando usados no ensino de História, contribuem para que os estudantes valorizem a história da negritude e compreendam como a branquitude e o racismo se manifestam no cotidiano, oportunizando atitudes práticas diante do racismo e a construção de uma sociedade mais equânime. Como dimensão propositiva foi elaborada uma Sequência Didática voltada para a 2ª Série do Ensino Médio, abordando o processo de escravidão, as lutas e resistências da população negra, e o protagonismo negro na luta pela liberdade. A metodologia adotada para a elaboração deste trabalho consiste em pesquisa bibliográfica, fundamentada em autores que discutem os conceitos centrais pertinentes ao tema. Busquei articular teoria e prática, promovendo o envolvimento ativo dos estudantes e sua corresponsabilidade na construção de uma educação antirracista. Nesse contexto, o Letramento Racial Crítico, conforme proposto por Ferreira (2014, 2015a, 2015b), mostrou-se como referencial teórico-metodológico eficaz para este trabalho, no qual os estudantes foram provocados a publicizar suas produções em suas redes sociais, ampliando o alcance do conhecimento produzido. A pesquisa também se apoiou na literacia histórica, apresentada por Lee (2006), que contribui para o desenvolvimento de uma compreensão crítica das relações entre passado e presente. Os resultados demonstram que o ensino de História, quando articulado às redes sociais na Internet, especialmente ao Instagram, favorece o engajamento dos estudantes e desperta maior interesse pela disciplina. Isso se mostra especialmente eficaz na abordagem da História e Cultura Afro-Brasileira, ao posicionar o estudante como agente ativo na promoção de uma educação antirracista. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 3290KB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação Antirracista | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Letramento Racial Crítico | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | pt_BR | |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
| Título: dc.title | ENTRE LIKES E HASHTAGS, LUTAS E LIBERDADE: USOS DO INSTAGRAM PARA O ENSINO DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado em Ensino de História - ProfHistória | pt_BR |
| Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Dissertação Francisco Decezaro 2025 Profhistória UDESC.pdf | 3.29 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1133433/2/Dissertação Francisco Decezaro 2025 Profhistória UDESC.pdfDownload |
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