ENTRE O PASSADO E A SALA DE AULA: O INDÍGENA NAS NARRATIVAS DE SATADEN, LÉRY E THEVET.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUERNpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, RICARDO VALADARES PEREIRA DOS-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-12-11T14:24:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-12-11T14:24:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-10-01-
identificador: dc.identifier.otherRICARDO VALADARES PEREIRA DOS SANTOSpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1133423-
Resumo: dc.description.abstractA presente dissertação investiga como a imagem dos povos indígenas foi construída historicamente a partir dos relatos de cronistas europeus do século XVI, como Hans Staden, Jean de Léry e André Thevet, e como essas representações reverberaram nos livros didáticos de História adotados nas escolas brasileiras. A pesquisa se fundamenta em uma análise crítica desses relatos e de materiais didáticos contemporâneos, com destaque para as coleções "Teláris" (PNLD 2020–2023) e "Jovem Sapiens" (PNLD 2024–2027), utilizadas em minha prática docente. Mesmo com a promulgação da Lei no 11.645/2008, percebemos quanto é difícil combater os estereótipos e as visões eurocêntricas nos conteúdos escolares. Esta dissertação propõe alternativas pedagógicas para promover uma abordagem mais crítica e inclusiva, valorizando a diversidade cultural dos povos originários. Como produto final, desenvolvemos um material didático em formato de jogo de cartas, com imagens e textos, voltado para o ensino fundamental, com o intuito de estimular reflexões e desconstruir preconceitos sobre os indígenas brasileiros. A pesquisa reforça a importância do papel docente na mediação crítica dos conteúdos escolares e na superação das narrativas únicas e excludentes sobre os povos indígenas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent456 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História; Educação Indígena; Representações; Estereótipos; Livro Didático.pt_BR
Título: dc.titleENTRE O PASSADO E A SALA DE AULA: O INDÍGENA NAS NARRATIVAS DE SATADEN, LÉRY E THEVET.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseProfhistóriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais ProfHistória


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons