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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | UERN | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Santos, RICARDO VALADARES PEREIRA DOS | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-12-11T14:24:42Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-12-11T14:24:42Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-10-01 | - |
| identificador: dc.identifier.other | RICARDO VALADARES PEREIRA DOS SANTOS | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1133423 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A presente dissertação investiga como a imagem dos povos indígenas foi construída historicamente a partir dos relatos de cronistas europeus do século XVI, como Hans Staden, Jean de Léry e André Thevet, e como essas representações reverberaram nos livros didáticos de História adotados nas escolas brasileiras. A pesquisa se fundamenta em uma análise crítica desses relatos e de materiais didáticos contemporâneos, com destaque para as coleções "Teláris" (PNLD 2020–2023) e "Jovem Sapiens" (PNLD 2024–2027), utilizadas em minha prática docente. Mesmo com a promulgação da Lei no 11.645/2008, percebemos quanto é difícil combater os estereótipos e as visões eurocêntricas nos conteúdos escolares. Esta dissertação propõe alternativas pedagógicas para promover uma abordagem mais crítica e inclusiva, valorizando a diversidade cultural dos povos originários. Como produto final, desenvolvemos um material didático em formato de jogo de cartas, com imagens e textos, voltado para o ensino fundamental, com o intuito de estimular reflexões e desconstruir preconceitos sobre os indígenas brasileiros. A pesquisa reforça a importância do papel docente na mediação crítica dos conteúdos escolares e na superação das narrativas únicas e excludentes sobre os povos indígenas. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 456 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História; Educação Indígena; Representações; Estereótipos; Livro Didático. | pt_BR |
| Título: dc.title | ENTRE O PASSADO E A SALA DE AULA: O INDÍGENA NAS NARRATIVAS DE SATADEN, LÉRY E THEVET. | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Profhistória | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Ricardo Valadares - Francisco Linhares.pdf | 6.01 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1133423/2/Ricardo Valadares - Francisco Linhares.pdfDownload |
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