EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA ITINERANTE DA ESTRADA DE FERRO DO AMAPÁ

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Amapápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorGONÇALVES, ACIR FURTADO-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-11-26T18:18:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-11-26T18:18:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-
identificador: dc.identifier.otherACIRGONÇALVESPROFHISTORIA2023pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132868-
Resumo: dc.description.abstractO bojo deste trabalho de pesquisa expõe um produto educativo que tem como principal foco a Estrada de Ferro do Amapá apresentada por meio de fotografias. As ações metodológicas contemplam uma exposição fotográfica itinerante a ser realizada nas escolas dos municípios de Macapá e Santana, como uma das possibilidades de ofertar aos alunos, alunas e a comunidade escolar em geral, o conhecimento e reconhecimento da historicidade ferroviária do Brasil e do Amapá, por meio de fontes imagéticas, proporcionando uma visão singular da realidade ferroviária amapaense. A proposta idealizada utiliza da fotografia como fonte de informação, oportunizando aprimorar a capacidade de análise das imagens fotográficas. A grande maioria dos documentos fotográficos utilizados são referentes ao período de construção da estrada de ferro no Amapá na década de 1950. As imagens são apresentadas na coloração preto-branco com pretensão de deslocar o olhar do observador para um período mais distante, a contar dos primórdios quando ainda não havia foto colorida. Para utilização dessas imagens fotográficas, faz-se necessário buscar meios para ampliar possibilidades metodológicas objetivando proporcionar melhor compreensão da realidade através dessas fontes iconográficas. Ao explorar esse contexto, se respeita seus fundamentos e as informações fornecidas desse objeto para assegurar maior compreensão de sua gênese. A práxis educativa do professor, ou professora de História considera o dinamismo da imagem fotográfica como um meio para favorecer o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem da disciplina História na perspectiva de ampliar, ou possibilitar conhecimento dos elementos históricos culturais da EFA. A explanação conta com informações necessárias sobre a importância da implantação e funcionamento das estradas de ferro no Brasil evidenciando a realidade local. Outrossim, se municia do cabedal de leituras e reflexões proporcionadas pelas disciplinas cursadas ao longo deste mestrado. A exposição é inclusiva e privilegia as especificidades de pessoas com necessidades especiais oportunizando, assim, a participação de todos e todas, priorizando a língua de sinais, braile e a própria forma de adequação da altura dos quadros expostos apropriados aos cadeirantes. Pensar a integração é respeitar as diferenças e oportunizar meios para que todos sejam igualmente possibilitados de apreender.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4902kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem. História. Fotografia. Estrada de ferro.pt_BR
Título: dc.titleEXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA ITINERANTE DA ESTRADA DE FERRO DO AMAPÁpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de História - ProfHistóriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineHistóriapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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