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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Amapá | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | GONÇALVES, ACIR FURTADO | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-11-26T18:18:19Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-11-26T18:18:19Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
| identificador: dc.identifier.other | ACIRGONÇALVESPROFHISTORIA2023 | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132868 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O bojo deste trabalho de pesquisa expõe um produto educativo que tem como principal foco a Estrada de Ferro do Amapá apresentada por meio de fotografias. As ações metodológicas contemplam uma exposição fotográfica itinerante a ser realizada nas escolas dos municípios de Macapá e Santana, como uma das possibilidades de ofertar aos alunos, alunas e a comunidade escolar em geral, o conhecimento e reconhecimento da historicidade ferroviária do Brasil e do Amapá, por meio de fontes imagéticas, proporcionando uma visão singular da realidade ferroviária amapaense. A proposta idealizada utiliza da fotografia como fonte de informação, oportunizando aprimorar a capacidade de análise das imagens fotográficas. A grande maioria dos documentos fotográficos utilizados são referentes ao período de construção da estrada de ferro no Amapá na década de 1950. As imagens são apresentadas na coloração preto-branco com pretensão de deslocar o olhar do observador para um período mais distante, a contar dos primórdios quando ainda não havia foto colorida. Para utilização dessas imagens fotográficas, faz-se necessário buscar meios para ampliar possibilidades metodológicas objetivando proporcionar melhor compreensão da realidade através dessas fontes iconográficas. Ao explorar esse contexto, se respeita seus fundamentos e as informações fornecidas desse objeto para assegurar maior compreensão de sua gênese. A práxis educativa do professor, ou professora de História considera o dinamismo da imagem fotográfica como um meio para favorecer o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem da disciplina História na perspectiva de ampliar, ou possibilitar conhecimento dos elementos históricos culturais da EFA. A explanação conta com informações necessárias sobre a importância da implantação e funcionamento das estradas de ferro no Brasil evidenciando a realidade local. Outrossim, se municia do cabedal de leituras e reflexões proporcionadas pelas disciplinas cursadas ao longo deste mestrado. A exposição é inclusiva e privilegia as especificidades de pessoas com necessidades especiais oportunizando, assim, a participação de todos e todas, priorizando a língua de sinais, braile e a própria forma de adequação da altura dos quadros expostos apropriados aos cadeirantes. Pensar a integração é respeitar as diferenças e oportunizar meios para que todos sejam igualmente possibilitados de apreender. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 4902kb | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem. História. Fotografia. Estrada de ferro. | pt_BR |
| Título: dc.title | EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA ITINERANTE DA ESTRADA DE FERRO DO AMAPÁ | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História - ProfHistória | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | História | pt_BR |
| Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| ACIRGONÇALVESPROFHISTORIA2023.pdf | 4.9 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1132868/2/ACIRGONÇALVESPROFHISTORIA2023.pdfDownload |
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