DESCORTINANDO MACAPÁ: Lugares e memórias da cidade na sala de aula

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Amapápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSOUSA, FRANCISCA BORGES DE-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-11-26T18:49:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-11-26T18:49:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-
identificador: dc.identifier.otherFRANCISCASOUSAPROFHISTORIA2023pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132850-
Resumo: dc.description.abstractEste estudo aborda as memórias geradas a partir de experiências dos moradores da cidade de Macapá, enfocando os lugares de vivência obliterados pelos discursos hegemônicos. O objetivo está em analisar tanto as transformações ocorridas nesses espaços, como fazer emergir outros modos de perceber culturas invisibilizadas pelo discurso oficial. Enquanto pesquisa qualitativa, seu caminho metodológico se sustenta na leitura e na interpretação de uma bibliografia especializada, bem como no uso de diferentes documentos históricos, que nos permitiram ir ao encontro dos lugares de labor e convívio de diferentes grupos sociais. A pesquisa está constituída por duas partes: a primeira, de caráter dissertativo, e a segunda configura-se em um Caderno Temático sobre os lugares de memória da cidade de Macapá, voltado aos docentes do Ensino Fundamental (Anos Finais). Na primeira parte, foram abordados os eixos temáticos História, memória e sua relação com a cidade, além de se problematizar a legislação educacional na análise dos espaços destinados à memória. Discorre-se ainda sobre a formação histórica da cidade de Macapá e seu processo de modernização, a partir de momentos específicos de suas fases de obreirização. Na segunda parte, apresenta-se um material didático (Caderno Temático), aportado em referências teóricas sobre Ensino de História, Memória e Cidade. Nele, estão elencados os lugares de vivências constitutivos da identidade dos mais diversos atores sociais de Macapá, invisibilizados pelas intervenções urbanísticas. Esse material é destinado aos/às professores/as de História da Educação Básica como uma possibilidade de inserção das memórias da cidade de Macapá na prática de sala de aula. Nessa perspectiva, intenciona-se problematizar a leitura de novos enredos que desenham a historicidade da capital amapaense, além de proporcionar aos estudantes uma aprendizagem mais significativa, de forma que eles possam desenvolver sentimentos de pertencimento e de seus grupos de pertença social.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent9784KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História. Memória. Macapá.pt_BR
Título: dc.titleDESCORTINANDO MACAPÁ: Lugares e memórias da cidade na sala de aulapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de História - ProfHistóriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineHistóriapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais ProfHistória


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons