
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Amapá | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | SOUSA, FRANCISCA BORGES DE | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-11-26T18:49:34Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-11-26T18:49:34Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
| identificador: dc.identifier.other | FRANCISCASOUSAPROFHISTORIA2023 | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132850 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este estudo aborda as memórias geradas a partir de experiências dos moradores da cidade de Macapá, enfocando os lugares de vivência obliterados pelos discursos hegemônicos. O objetivo está em analisar tanto as transformações ocorridas nesses espaços, como fazer emergir outros modos de perceber culturas invisibilizadas pelo discurso oficial. Enquanto pesquisa qualitativa, seu caminho metodológico se sustenta na leitura e na interpretação de uma bibliografia especializada, bem como no uso de diferentes documentos históricos, que nos permitiram ir ao encontro dos lugares de labor e convívio de diferentes grupos sociais. A pesquisa está constituída por duas partes: a primeira, de caráter dissertativo, e a segunda configura-se em um Caderno Temático sobre os lugares de memória da cidade de Macapá, voltado aos docentes do Ensino Fundamental (Anos Finais). Na primeira parte, foram abordados os eixos temáticos História, memória e sua relação com a cidade, além de se problematizar a legislação educacional na análise dos espaços destinados à memória. Discorre-se ainda sobre a formação histórica da cidade de Macapá e seu processo de modernização, a partir de momentos específicos de suas fases de obreirização. Na segunda parte, apresenta-se um material didático (Caderno Temático), aportado em referências teóricas sobre Ensino de História, Memória e Cidade. Nele, estão elencados os lugares de vivências constitutivos da identidade dos mais diversos atores sociais de Macapá, invisibilizados pelas intervenções urbanísticas. Esse material é destinado aos/às professores/as de História da Educação Básica como uma possibilidade de inserção das memórias da cidade de Macapá na prática de sala de aula. Nessa perspectiva, intenciona-se problematizar a leitura de novos enredos que desenham a historicidade da capital amapaense, além de proporcionar aos estudantes uma aprendizagem mais significativa, de forma que eles possam desenvolver sentimentos de pertencimento e de seus grupos de pertença social. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 9784KB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História. Memória. Macapá. | pt_BR |
| Título: dc.title | DESCORTINANDO MACAPÁ: Lugares e memórias da cidade na sala de aula | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História - ProfHistória | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | História | pt_BR |
| Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| FRANCISCASOUSAPROFHISTORIA2023.pdf | 9.78 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1132850/2/FRANCISCASOUSAPROFHISTORIA2023.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons