
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Amapá | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, RONEI FREITAS DA | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-11-25T19:53:01Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-11-25T19:53:01Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
| identificador: dc.identifier.other | RONEIDASILVAPROFHISTORIA2024 | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132839 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O objetivo desta dissertação foi criar um jogo de tabuleiro denominado “Tabunegro” para uso no ensino de História do sétimo ano do ensino fundamental. Os dados foram coletados por meio de pesquisa bibliográfica no 2o Semestre de 2022 e as referências escolhidas são artigos publicados em revistas científicas no Brasil, dissertações do Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de História em Rede Nacional, livros, entre outros documentos. Com base no método de análise de conteúdo, conforme orienta o livro de Laurence Bardin (2016), os dados foram analisados com abordagem qualitativa, seguindo as etapas de pré-análise; exploração do material de estudo, categorização e codificação; e tratamento dos resultado, inferências e interpretação, o que foi realizado em 2023. O texto dissertativo aborda sobre o Ensino de História e o Jogo, História dos Negros no Amapá, que é o objeto do conhecimento para utilização do Tabunegro na sala de aula, Proposta de uso do Tabunegro para o ensino de História dos Negros no Amapá, o que foi planejado para aplicação na Escola Estadual Alberto Santos Dumont, que se localiza em Santana, município do estado do Amapá. O produto educacional é resultado da pesquisa em ensino de História, e foi planejado e elaborado para o ensino de Escravidão Africana no Brasil e em especial a História dos Negros no Amapá. A escolha deste objeto do conhecimento da Educação Básica baseou-se na necessidade da disciplina História trazer mais sentido e significado para os estudantes do sétimo ano a partir do uso do lúdico na formação escolar. A trilha do Tabunegro apresenta fontes iconográficas relativas à História do Amapa, em particular, que são representações da Fortaleza de São José de Macapá, do Marabaixo,do Batuque, da Festa de São Tiago e do Quilombo do Curiaú, o que mostra o simbolismo destas manifestações culturais, pois são parte de uma história regional, que é a História do Amapá, com o fim de compreender o papel do negro na História do Amapá, Amazônia e do Brasil. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 2180kb | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História. Uso do Lúdico. História dos Negros no Amapá. | pt_BR |
| Título: dc.title | ENSINO DE HISTÓRIA E PROPOSTA DE USO DO JOGO TABUNEGRO: Nas trilhas da história dos negros no Amapá | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História - ProfHistória | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | História | pt_BR |
| Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| RONEIDASILVAPROFHISTORIA2024.pdf | 2.18 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1132839/2/RONEIDASILVAPROFHISTORIA2024.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons