ENSINO DE HISTÓRIA E PROPOSTA DE USO DO JOGO TABUNEGRO: Nas trilhas da história dos negros no Amapá

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Amapápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, RONEI FREITAS DA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-11-25T19:53:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-11-25T19:53:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-
identificador: dc.identifier.otherRONEIDASILVAPROFHISTORIA2024pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132839-
Resumo: dc.description.abstractO objetivo desta dissertação foi criar um jogo de tabuleiro denominado “Tabunegro” para uso no ensino de História do sétimo ano do ensino fundamental. Os dados foram coletados por meio de pesquisa bibliográfica no 2o Semestre de 2022 e as referências escolhidas são artigos publicados em revistas científicas no Brasil, dissertações do Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de História em Rede Nacional, livros, entre outros documentos. Com base no método de análise de conteúdo, conforme orienta o livro de Laurence Bardin (2016), os dados foram analisados com abordagem qualitativa, seguindo as etapas de pré-análise; exploração do material de estudo, categorização e codificação; e tratamento dos resultado, inferências e interpretação, o que foi realizado em 2023. O texto dissertativo aborda sobre o Ensino de História e o Jogo, História dos Negros no Amapá, que é o objeto do conhecimento para utilização do Tabunegro na sala de aula, Proposta de uso do Tabunegro para o ensino de História dos Negros no Amapá, o que foi planejado para aplicação na Escola Estadual Alberto Santos Dumont, que se localiza em Santana, município do estado do Amapá. O produto educacional é resultado da pesquisa em ensino de História, e foi planejado e elaborado para o ensino de Escravidão Africana no Brasil e em especial a História dos Negros no Amapá. A escolha deste objeto do conhecimento da Educação Básica baseou-se na necessidade da disciplina História trazer mais sentido e significado para os estudantes do sétimo ano a partir do uso do lúdico na formação escolar. A trilha do Tabunegro apresenta fontes iconográficas relativas à História do Amapa, em particular, que são representações da Fortaleza de São José de Macapá, do Marabaixo,do Batuque, da Festa de São Tiago e do Quilombo do Curiaú, o que mostra o simbolismo destas manifestações culturais, pois são parte de uma história regional, que é a História do Amapá, com o fim de compreender o papel do negro na História do Amapá, Amazônia e do Brasil.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2180kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História. Uso do Lúdico. História dos Negros no Amapá.pt_BR
Título: dc.titleENSINO DE HISTÓRIA E PROPOSTA DE USO DO JOGO TABUNEGRO: Nas trilhas da história dos negros no Amapápt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de História - ProfHistóriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineHistóriapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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