UMA HISTORIOGRAFIA DIASPÓRICA VERNACULAR: OS LADRÕES DE MARABAIXO E O ENSINO DE HISTÓRIA DO AMAPÁ

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Amapápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorDIAS, ALDECI DA SILVA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-11-20T18:28:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-11-20T18:28:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-
identificador: dc.identifier.otherALDECIDIASPROFHISTORIA2022pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132692-
Resumo: dc.description.abstractEste estudo tem por objetivo analisar e interpretar as letras dos ladrões do Marabaixo com instrumentos capazes de produções de diferentes saberes, procurando compreender quais temas estão presentes nas letras. O trabalho tem como referenciais metodológicos, a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental com base na pesquisa qualitativa. Isso porque a pesquisa bibliográfica procura explicar um problema a partir de referências teóricas publicadas em documentos (Ladrões). A base teórica são os Estudos Decoloniais e a Nova História Cultural que possibilitaram ressignificar os saberes a partir da experiência de vida e da leitura de mundo/sociedade que os compositores tiveram dos Ladrões, acerca dos acontecimentos produzidos na cidade Macapá, no bairro do Laguinho, no Estado do Amapá. O método de abordagem utilizado foi o método dedutivo, tendo em vista que se trata de pesquisa que opera no campo teórico-interpretativo da realidade. A dedução é o caminho das consequências, pois uma cadeia de raciocínios em conexão descendente, partindo do geral para o particular. A Teoria da Aprendizagem, pensada para o Catálogo, foi de David Ausubel que traz elementos importantes para a discussão, dentre eles, a aprendizagem significativa que valoriza os conhecimentos prévios trazidos pelos alunos, além de ressignificá-los adicionando novos elementos que ajude na compreensão da aprendizagem escolar. O trabalho está divido em três capítulos. O primeiro discute ensino de história, memória, legislação e estudos decoloniais, estabelecendo uma discussão com o ensino de história. O segundo reúne um pouco da História do Laguinho, que tem por objetivo situar o leitor neste espaço eminentemente marcado por tradições afrodescendentes. O terceiro, traz a proposta do catálogo pedagógico como recurso didático (produto) para as aulas de História, para o Ensino Fundamental anos finais. Conclui que, as letras dos Ladrões são fontes importantes para o Ensino de História, isso porque essas letras têm diferentes compreensões no campo da política, gênero, religiosidade, cotidiano entre outros, e que revelam a forma como o indivíduo faz apreensão dessas informações. Além de trazer informações pitorescas do período da chegada do Governador Janary Gentil Nunes no Território do Amapá.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1870kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectLetras; Marabaixo; Saberes; Aprendizagem; Ensinopt_BR
Título: dc.titleUMA HISTORIOGRAFIA DIASPÓRICA VERNACULAR: OS LADRÕES DE MARABAIXO E O ENSINO DE HISTÓRIA DO AMAPÁpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de História - ProfHistóriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineHistóriapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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