LARANJAL DO JARI: UMA PROPOSTA PARA A ESCRITA DE LIVROS DIDÁTICOS E ENSINO DE HISTÓRIA LOCAL NO AMAPÁ

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Amapápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorNASCIMENTO, MARÍLIA PANTOJA DO-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-11-20T16:33:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-11-20T16:33:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-
identificador: dc.identifier.otherMARÍLIANASCIMENTOPROFHISTORIAUNIFAP2018pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132677-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho de conclusão de Mestrado Profissional em Ensino de História tem como principal objetivo estimular o ensino e a escrita da história local do município de Laranjal do Jari. Para isto propomos um conjunto de sugestões para construção de um livro didático referente a esta temática. No decorrer de nossos três capítulos apresentamos um panorama geral da história local de Laranjal do Jari, suas origens e desenvolvimento; destacando a consolidação da infraestrutura escolar com a oferta do ensino na rede estadual e municipal; bem como, discutimos a maneira como a história deste município está sendo trabalhada, a partir de qual matriz curricular, através de quais materiais didáticos. Nossa escrita também contempla a relevância do ensino da história regional/local para a formação histórica do indivíduo enquanto estudante, cidadão, sujeito/agente histórico, membro de uma comunidade, etc., bem como a contribuição das produções didáticas nesse processo. Analisamos o papel de destaque que os livros didáticos desempenham dentro do processo de ensino e aprendizagem da História. A nossa argumentação tem como fundamento teórico a articulação entre os conceitos oriundos do saber acadêmico e as atividades práticas que professores e professoras de História desenvolvem cotidianamente. Buscamos a reflexão sobre a atuação na área do Ensino de História que contribuam para o avanço dos debates e a melhoria nas práticas do profissional de História.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent5267kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História. História local. Livro Didático. Laranjal do Jari (AP). Projeto Jari. Beiradãopt_BR
Título: dc.titleLARANJAL DO JARI: UMA PROPOSTA PARA A ESCRITA DE LIVROS DIDÁTICOS E ENSINO DE HISTÓRIA LOCAL NO AMAPÁpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de História - ProfHistóriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineHistóriapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais ProfHistória


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons