O museu na escola - o acervo do Museu de Pré-história de Itapipoca no ensino de história local

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFCpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBASTOS, Ana Raquel Teixeira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-11-06T18:31:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-11-06T18:31:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-
identificador: dc.identifier.other2025_dis_artbastos.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132285-
Resumo: dc.description.abstractApesar de encontrarmos muitas pesquisas sobre História Local, há uma carência de investigações sobre Itapipoca, principalmente no que se refere ao período pré-colonial e ao Museu de Pré-História da Itapipoca (MUPHI). O objetivo desta pesquisa é investigar a potencialidade didática do acervo do MUPHI para o ensino de história local no nível médio. A problemática desta pesquisa parte de investigar a potencialidade didática do Museu de Pré-História de Itapipoca através do uso do seu acervo como fonte histórica em sala de aula de nível médio. Nossa questão é: Como a história do Período Autóctone de Itapipoca está e poderá ser abordada em sala de aula? Como é possível ensinar História Local utilizando o acervo do MUPHI na escola? Como o patrimônio e a História Local podem se relacionar dialeticamente no ensino de história entre sala de aula e museu? A pesquisa foi realizada em várias etapas. No primeiro momento foram feitas entrevistas com pessoas estratégicas relacionadas ao MUPHI, além de questionários aos docentes de todas as escolas públicas e privadas de Itapipoca. O próximo passo, consistiu na aplicação de questionário direcionado aos estudantes de duas turmas da 2ª série de uma escola pública e de uma escola particular. Elaborou-se e foi aplicada, então, uma aula-oficina, e, em seguida, aplicou-se um questionário para os 12 alunos participantes, a fim de avaliar o impacto da intervenção didática na aprendizagem (histórica) dos estudantes. As conclusões indicam que houve um aprofundamento da aprendizagem histórica dos estudantes sobre a História Local, também foi observada uma desmistificação da compreensão eurocêntrica. Este estudo oferece uma perspectiva prática para o ensino de história local em Itapipoca e disponibiliza um material didático em formato de Livro Digital, contendo um resumo da história pré-colonial de Itapipoca e uma proposta de oficina com metodologia ativa e atividades, que pode ser utilizado em sala de aula.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent8,17 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypeAdobe PDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMuseu de Pré-História de Itapipocapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHistória localpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPatrimôniopt_BR
Título: dc.titleO museu na escola - o acervo do Museu de Pré-história de Itapipoca no ensino de história localpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA - MESTRADO E DOUTORADO PROFISSIONAL EM REDE NACIONAL / PROFHISTÓRIA - UFCpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDISSERTAÇÃOpt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais ProfHistória