Representações de estudantes do 9o ano sobre as religiões de matriz africana: uma análise a partir de produções visuais

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Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERNpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorNUNES, TATIANE DE SOUSA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-10-17T12:39:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-10-17T12:39:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-09-18-
identificador: dc.identifier.otherTATIANE DE SOUSA NUNESpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131785-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho tem como objeto de estudo as representações que os estudantes do 9o ano do Ensino Fundamental de escolas públicas constroem das religiões de matriz africana. Partimos do pressuposto de que, embora a Lei n.o 10.639/03 esteja em vigor há mais de duas décadas, tornando obrigatória a inserção do ensino da história e cultura afro-brasileira no currículo das escolas de educação básica, seus efeitos concretos ainda são limitados e, muitas vezes, ineficazes diante de uma formação escolar ainda marcada por uma racionalidade eurocêntrica e colonialista. Para a investigação, adota-se uma abordagem qualitativa fundamentada na análise de conteúdo, conforme os procedimentos metodológicos propostos por Bardin (2016). As fontes de análise se constituem por desenhos e frases elaboradas pelos estudantes durante aulas-oficina pedagógicas, além de documentos oficiais. As representações produzidas foram interpretadas à luz dos estudos culturais e pós-coloniais, em especial a partir dos conceitos de representação de Stuart Hall (2016) e colonialidade e decolonialidade de Aníbal Quijano (2005) e Walter Mignolo (2017). Além desses autores, apoiamo-nos nas contribuições de Catherine Walsh (2013), bem como de Reginaldo Prandi (1996) e suas pesquisas nas áreas da religião e religiosidades afro-brasileiras. Dessa forma, a investigação problematizou as formas como os discursos sobre as religiões afro-brasileiras são construídos, reproduzidos ou tensionados no espaço escolar: ao mesmo tempo em que os estudantes reproduziram estereótipos e símbolos descontextualizados, fruto da herança colonial, também expressaram reconhecimento, curiosidade e valorização de elementos como musicalidade, dança, corporeidade e ancestralidade, configurando gestos de resistência e reinscrição de saberes historicamente marginalizados. Assim, ao oferecermos aos estudantes a possibilidade de contato com saberes afrodescendentes e de revisitar narrativas históricas silenciadas, buscamos criar condições para o reconhecimento da heterogeneidade da sociedade brasileira e das múltiplas formas de ser, viver e saber no mundo.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent22,7 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectReligião; Religiões de matriz africana; Representação; Colonialidade; Decolonialidade; Ensino de História.pt_BR
Título: dc.titleRepresentações de estudantes do 9o ano sobre as religiões de matriz africana: uma análise a partir de produções visuaispt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação/Tesept_BR
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