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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | NUNES, TATIANE DE SOUSA | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-10-17T12:39:24Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-10-17T12:39:24Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-09-18 | - |
| identificador: dc.identifier.other | TATIANE DE SOUSA NUNES | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131785 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho tem como objeto de estudo as representações que os estudantes do 9o ano do Ensino Fundamental de escolas públicas constroem das religiões de matriz africana. Partimos do pressuposto de que, embora a Lei n.o 10.639/03 esteja em vigor há mais de duas décadas, tornando obrigatória a inserção do ensino da história e cultura afro-brasileira no currículo das escolas de educação básica, seus efeitos concretos ainda são limitados e, muitas vezes, ineficazes diante de uma formação escolar ainda marcada por uma racionalidade eurocêntrica e colonialista. Para a investigação, adota-se uma abordagem qualitativa fundamentada na análise de conteúdo, conforme os procedimentos metodológicos propostos por Bardin (2016). As fontes de análise se constituem por desenhos e frases elaboradas pelos estudantes durante aulas-oficina pedagógicas, além de documentos oficiais. As representações produzidas foram interpretadas à luz dos estudos culturais e pós-coloniais, em especial a partir dos conceitos de representação de Stuart Hall (2016) e colonialidade e decolonialidade de Aníbal Quijano (2005) e Walter Mignolo (2017). Além desses autores, apoiamo-nos nas contribuições de Catherine Walsh (2013), bem como de Reginaldo Prandi (1996) e suas pesquisas nas áreas da religião e religiosidades afro-brasileiras. Dessa forma, a investigação problematizou as formas como os discursos sobre as religiões afro-brasileiras são construídos, reproduzidos ou tensionados no espaço escolar: ao mesmo tempo em que os estudantes reproduziram estereótipos e símbolos descontextualizados, fruto da herança colonial, também expressaram reconhecimento, curiosidade e valorização de elementos como musicalidade, dança, corporeidade e ancestralidade, configurando gestos de resistência e reinscrição de saberes historicamente marginalizados. Assim, ao oferecermos aos estudantes a possibilidade de contato com saberes afrodescendentes e de revisitar narrativas históricas silenciadas, buscamos criar condições para o reconhecimento da heterogeneidade da sociedade brasileira e das múltiplas formas de ser, viver e saber no mundo. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 22,7 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Religião; Religiões de matriz africana; Representação; Colonialidade; Decolonialidade; Ensino de História. | pt_BR |
| Título: dc.title | Representações de estudantes do 9o ano sobre as religiões de matriz africana: uma análise a partir de produções visuais | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação/Tese | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória | |
| Arquivos associados: | ||||
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| Tatiane de Sousa - Isaíde.pdf | 23.24 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1131785/2/Tatiane de Sousa - Isaíde.pdfDownload |
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