A lei na sarjeta: utilização da HQ quem é o pantera negra? para a efetivação da lei 10639/2003 em sala de aula

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Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFCpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPESSOA, Francisco André-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-10-15T19:46:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-10-15T19:46:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-
identificador: dc.identifier.other2025_dis_fapessoa.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131773-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo analisar como a utilização da HQ Quem é o Pantera Negra?, de Reginald Hudlin, pode auxiliar na efetivação da Lei 10639/2003 em sala de aula, sendo ela fonte histórica e recurso pedagógico para compreender conceitos como cultura, identidade, racismo, imperialismo, colonialismo, resistência e etc, além de conectar questões históricas do continente africano com o mundo ficcional de Wakanda e desconstruir o imaginário a respeito deste. O trabalho também destaca o protagonismo do movimento negro brasileiro na construção histórica da legislação que obriga o ensino de história e cultura africana afro-brasileira no ensino básico, desde as reivindicações por escolarização até a política de articulação que culminou em sua aprovação. Quanto aos desafios da efetivação da lei, a dissertação identifica a falta de formação docente, a resistência institucional e a sub-representação de conteúdos afrocentrados em materiais didáticos, como entraves persistentes. O estudo também analisa condição social do negro nos EUA e a representação destes nos quadrinhos, até a primeira metade do século XX, momento marcado por estereótipos, caricaturas e uma narrativa muitas vezes racista ou desumanizadora, que por muito tempo, limitaram a visibilidade de personagens negros com protagonismo e complexidade, contribuindo para a perpetuação de preconceitos na sociedade. Em contrapartida analisamos também as tentativas de figuras como Jackie Ormes, Orrin C. Evans e a editora Milestone Comics de promover uma nova representação da negritude, com personagens que refletissem a diversidade, a complexidade e a dignidade da experiência negra. O personagem do Pantera Negra, criado por Stan Lee e Jack Kirby, aparece como símbolo de resistência, liderança e empoderamento negro, rompendo com os estereótipos tradicionais e promovendo uma representação mais positiva da identidade negra na cultura pop. Como proposta prática foi realizado um minicurso intitulado História em Quadrinhos e História e Cultura da África na HQ Quem é o Pantera Negra?, com estudantes do 3º ano da EEM Branca Carneiro de Mendonça. O minicurso teve como objetivo promover uma abordagem lúdica e pedagógica para o ensino de temas relacionados à cultura africana e à história afro-brasileira, alinhando-se às diretrizes da lei. A pesquisa avalia a receptividade dos alunos ao uso da HQ como ferramenta educativa e discute seu potencial para contribuir para uma formação mais crítica e culturalmente diversa.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent12,46 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypeAdobe PDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectLei 10639pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHQSpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPantera Negrapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Título: dc.titleA lei na sarjeta: utilização da HQ quem é o pantera negra? para a efetivação da lei 10639/2003 em sala de aulapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA - MESTRADO E DOUTORADO PROFISSIONAL EM REDE NACIONAL / PROFHISTÓRIA - UFCpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDISSERTAÇÃOpt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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