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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | PESSOA, Francisco André | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-10-15T19:46:47Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-10-15T19:46:47Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025 | - |
| identificador: dc.identifier.other | 2025_dis_fapessoa.pdf | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131773 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo analisar como a utilização da HQ Quem é o Pantera Negra?, de Reginald Hudlin, pode auxiliar na efetivação da Lei 10639/2003 em sala de aula, sendo ela fonte histórica e recurso pedagógico para compreender conceitos como cultura, identidade, racismo, imperialismo, colonialismo, resistência e etc, além de conectar questões históricas do continente africano com o mundo ficcional de Wakanda e desconstruir o imaginário a respeito deste. O trabalho também destaca o protagonismo do movimento negro brasileiro na construção histórica da legislação que obriga o ensino de história e cultura africana afro-brasileira no ensino básico, desde as reivindicações por escolarização até a política de articulação que culminou em sua aprovação. Quanto aos desafios da efetivação da lei, a dissertação identifica a falta de formação docente, a resistência institucional e a sub-representação de conteúdos afrocentrados em materiais didáticos, como entraves persistentes. O estudo também analisa condição social do negro nos EUA e a representação destes nos quadrinhos, até a primeira metade do século XX, momento marcado por estereótipos, caricaturas e uma narrativa muitas vezes racista ou desumanizadora, que por muito tempo, limitaram a visibilidade de personagens negros com protagonismo e complexidade, contribuindo para a perpetuação de preconceitos na sociedade. Em contrapartida analisamos também as tentativas de figuras como Jackie Ormes, Orrin C. Evans e a editora Milestone Comics de promover uma nova representação da negritude, com personagens que refletissem a diversidade, a complexidade e a dignidade da experiência negra. O personagem do Pantera Negra, criado por Stan Lee e Jack Kirby, aparece como símbolo de resistência, liderança e empoderamento negro, rompendo com os estereótipos tradicionais e promovendo uma representação mais positiva da identidade negra na cultura pop. Como proposta prática foi realizado um minicurso intitulado História em Quadrinhos e História e Cultura da África na HQ Quem é o Pantera Negra?, com estudantes do 3º ano da EEM Branca Carneiro de Mendonça. O minicurso teve como objetivo promover uma abordagem lúdica e pedagógica para o ensino de temas relacionados à cultura africana e à história afro-brasileira, alinhando-se às diretrizes da lei. A pesquisa avalia a receptividade dos alunos ao uso da HQ como ferramenta educativa e discute seu potencial para contribuir para uma formação mais crítica e culturalmente diversa. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 12,46 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | Adobe PDF | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Lei 10639 | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | HQS | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Pantera Negra | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
| Título: dc.title | A lei na sarjeta: utilização da HQ quem é o pantera negra? para a efetivação da lei 10639/2003 em sala de aula | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA - MESTRADO E DOUTORADO PROFISSIONAL EM REDE NACIONAL / PROFHISTÓRIA - UFC | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO | pt_BR |
| Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória | |
| Arquivos associados: | ||||
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| 2025_dis_fapessoa.pdf | 12.46 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1131773/2/2025_dis_fapessoa.pdfDownload |
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