Dificuldades de aprendizagem: ações para a formação do pensamento histórico por meio da produção de HQS pelos alunos do 7° ano

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Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFCpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorGROSS, Carla Patrícia Monteiro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-10-15T18:03:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-10-15T18:03:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-
identificador: dc.identifier.other2025_dis_cpmgross.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131768-
Resumo: dc.description.abstractNestes cinco anos atuando como professora de História do Ensino Fundamental, há uma realidade que me incomoda fortemente: a dificuldade que muitos alunos têm de aprender História. A pergunta “por que preciso aprender isso?” surge constantemente, demonstrando que o que foi ensinado não fez sentido. Buscando respostas para essas dificuldades, esta dissertação analisa os desafios enfrentados por alunos do 7º ano no aprendizado de História, destacando como práticas centradas na memorização de datas e nomes contribuem para uma compreensão superficial da disciplina. Em vez de problematizar o passado, os estudantes tendem a reproduzir informações sem desenvolver o pensamento histórico. O estudo propõe, como alternativa, o uso das histórias em quadrinhos (HQs) como ferramenta pedagógica para promover uma aprendizagem significativa e fomentar a consciência histórica. A pesquisa envolveu a produção de HQs sobre o encontro entre europeus e povos originários durante as Grandes Navegações, incentivando os alunos a explorar aspectos sociais e culturais desse contexto. A atividade permitiu a expressão criativa, o exercício da empatia e o desenvolvimento de interpretações próprias. Fundamentada em autores como Jörn Rüsen e Maria Auxiliadora Schmidt, a proposta considera a aprendizagem histórica como processo de articulação entre experiências prévias e novos conhecimentos, orientando o aluno à construção de sentidos sobre o passado. A consciência histórica, nesse sentido, envolve a capacidade de refletir criticamente sobre as narrativas históricas e sua relevância para o presente. O trabalho também se apoia em pesquisadores que investigam o uso de HQs na educação, como Waldomiro Vergueiro, Paulo Ramos, Daniel Camurça, Marcelo Fronza e Túlio Vilela, cujas contribuições evidenciam o valor formativo das narrativas visuais. Esses autores demonstram que as HQs, ao aliarem linguagem visual e textual, favorecem o engajamento dos estudantes e tornam o conteúdo mais acessível. A produção de HQs revelou-se, portanto, um recurso lúdico e eficaz para ampliar o entendimento histórico e a capacidade argumentativa dos alunospt_BR
Tamanho: dc.format.extent3,62 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypeAdobe PDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectConsciência históricapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHistória em quadrinhospt_BR
Título: dc.titleDificuldades de aprendizagem: ações para a formação do pensamento histórico por meio da produção de HQS pelos alunos do 7° anopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA MESTRADO E DOUTORADO PROFISSIONAL / PROFHISTÓRIA - UFCpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDISSERTAÇÃOpt_BR
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