
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | GROSS, Carla Patrícia Monteiro | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-10-15T18:03:29Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-10-15T18:03:29Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025 | - |
| identificador: dc.identifier.other | 2025_dis_cpmgross.pdf | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131768 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Nestes cinco anos atuando como professora de História do Ensino Fundamental, há uma realidade que me incomoda fortemente: a dificuldade que muitos alunos têm de aprender História. A pergunta “por que preciso aprender isso?” surge constantemente, demonstrando que o que foi ensinado não fez sentido. Buscando respostas para essas dificuldades, esta dissertação analisa os desafios enfrentados por alunos do 7º ano no aprendizado de História, destacando como práticas centradas na memorização de datas e nomes contribuem para uma compreensão superficial da disciplina. Em vez de problematizar o passado, os estudantes tendem a reproduzir informações sem desenvolver o pensamento histórico. O estudo propõe, como alternativa, o uso das histórias em quadrinhos (HQs) como ferramenta pedagógica para promover uma aprendizagem significativa e fomentar a consciência histórica. A pesquisa envolveu a produção de HQs sobre o encontro entre europeus e povos originários durante as Grandes Navegações, incentivando os alunos a explorar aspectos sociais e culturais desse contexto. A atividade permitiu a expressão criativa, o exercício da empatia e o desenvolvimento de interpretações próprias. Fundamentada em autores como Jörn Rüsen e Maria Auxiliadora Schmidt, a proposta considera a aprendizagem histórica como processo de articulação entre experiências prévias e novos conhecimentos, orientando o aluno à construção de sentidos sobre o passado. A consciência histórica, nesse sentido, envolve a capacidade de refletir criticamente sobre as narrativas históricas e sua relevância para o presente. O trabalho também se apoia em pesquisadores que investigam o uso de HQs na educação, como Waldomiro Vergueiro, Paulo Ramos, Daniel Camurça, Marcelo Fronza e Túlio Vilela, cujas contribuições evidenciam o valor formativo das narrativas visuais. Esses autores demonstram que as HQs, ao aliarem linguagem visual e textual, favorecem o engajamento dos estudantes e tornam o conteúdo mais acessível. A produção de HQs revelou-se, portanto, um recurso lúdico e eficaz para ampliar o entendimento histórico e a capacidade argumentativa dos alunos | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 3,62 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | Adobe PDF | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de história | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Consciência histórica | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem significativa | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | História em quadrinhos | pt_BR |
| Título: dc.title | Dificuldades de aprendizagem: ações para a formação do pensamento histórico por meio da produção de HQS pelos alunos do 7° ano | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA MESTRADO E DOUTORADO PROFISSIONAL / PROFHISTÓRIA - UFC | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| 2025_dis_cpmgross.pdf | 3.62 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1131768/2/2025_dis_cpmgross.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons