
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | SOUSA, Fabiano da Silva | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-10-15T18:09:56Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-10-15T18:09:56Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025 | - |
| identificador: dc.identifier.other | 2025_dis_fssousa.pdf | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131766 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho tem por objetivo pensar a relação cinema-ensino de história e desenvolver um material didático que servirá de suporte aos professores de história do Ensino Médio para a utilização de filmes históricos de guerra como recurso didático. Nossas reflexões estão baseadas na exibição de trechos de duas obras fílmicas em sala de aula: “Círculo de fogo” (Enemy at the gates, 2001) e “O Resgate do Soldado Ryan” (Saving Private Ryan, 1998), eles tem como pano de fundo alguns dos momentos mais importantes da Segunda Guerra Mundial, a Batalha de Stalingrado e o Dia D, respectivamente, sendo que os trechos focam ações do Exército Vermelho em batalha contra os alemães e a “descoberta” do atirador de elite Vassili Zaitsev e seu uso como elemento de propaganda e o segundo a invasão americana à “Praia de Omaha” na França ocupada pelos nazistas. Como sabemos, os jovens, particularmente, vivem em um mundo dominado pelo campo das imagens. O professor de História não pode estar alheio a essa realidade, por isso, se torna necessário educarmos estes estudantes contribuindo para que estes façam uma leitura mais apurada do universo audiovisual. Realizamos uma seleção de cenas de uma maneira que elas despertariam certos questionamentos, a isso chamamos de “Decupagem histórico-didática.” Problematizamos, contextualizamos, interpretamos esta seleção e fizemos os nossos alunos estabelecerem hipóteses sobre as intenções dos autores, discursos ideológicos transmitidos pelos filmes e a discussão ética do uso da violência na linguagem hollywoodiana nas duas obras, auxiliado por conceitos como Consciência Histórica e Literacia Histórica, tentamos fazer nossos estudantes se apropriarem da maneira como se produz História e assim eles próprios construírem conhecimento histórico. Como resultado do uso destes dois títulos supracitados em ambiente escolar e de questionamentos feitos aos alunos sobre estas películas através de fichários, nós conseguimos produzir um material didático que será bastante útil aos profissionais da História que queiram cativar seus alunos para o aprendizado histórico. É apropriado para aqueles que querem sair da mera ilustração de aula previamente lecionada e também que pensam na construção de uma sociedade mais justa, de uma nova ética, oposta à neoliberal, predominante em nossa sociedade e atenta às demandas do seu tempo. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 2,96 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | Adobe PDF | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Cinema | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Segunda Guerra Mundial | pt_BR |
| Título: dc.title | A história vai a guerra novamente: a utilização de filmes históricos de guerra na produção de conhecimento histórico no ambiente escolar, as obras Círculo de fogo (2001) e O resgate do soldado Ryan (1998) | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA MESTRADO E DOUTORADO PROFISSIONAL / PROFHISTÓRIA - UFC | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| 2025_dis_fssousa.pdf | 2.96 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1131766/2/2025_dis_fssousa.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons