A história vai a guerra novamente: a utilização de filmes históricos de guerra na produção de conhecimento histórico no ambiente escolar, as obras Círculo de fogo (2001) e O resgate do soldado Ryan (1998)

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Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFCpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSOUSA, Fabiano da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-10-15T18:09:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-10-15T18:09:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-
identificador: dc.identifier.other2025_dis_fssousa.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131766-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho tem por objetivo pensar a relação cinema-ensino de história e desenvolver um material didático que servirá de suporte aos professores de história do Ensino Médio para a utilização de filmes históricos de guerra como recurso didático. Nossas reflexões estão baseadas na exibição de trechos de duas obras fílmicas em sala de aula: “Círculo de fogo” (Enemy at the gates, 2001) e “O Resgate do Soldado Ryan” (Saving Private Ryan, 1998), eles tem como pano de fundo alguns dos momentos mais importantes da Segunda Guerra Mundial, a Batalha de Stalingrado e o Dia D, respectivamente, sendo que os trechos focam ações do Exército Vermelho em batalha contra os alemães e a “descoberta” do atirador de elite Vassili Zaitsev e seu uso como elemento de propaganda e o segundo a invasão americana à “Praia de Omaha” na França ocupada pelos nazistas. Como sabemos, os jovens, particularmente, vivem em um mundo dominado pelo campo das imagens. O professor de História não pode estar alheio a essa realidade, por isso, se torna necessário educarmos estes estudantes contribuindo para que estes façam uma leitura mais apurada do universo audiovisual. Realizamos uma seleção de cenas de uma maneira que elas despertariam certos questionamentos, a isso chamamos de “Decupagem histórico-didática.” Problematizamos, contextualizamos, interpretamos esta seleção e fizemos os nossos alunos estabelecerem hipóteses sobre as intenções dos autores, discursos ideológicos transmitidos pelos filmes e a discussão ética do uso da violência na linguagem hollywoodiana nas duas obras, auxiliado por conceitos como Consciência Histórica e Literacia Histórica, tentamos fazer nossos estudantes se apropriarem da maneira como se produz História e assim eles próprios construírem conhecimento histórico. Como resultado do uso destes dois títulos supracitados em ambiente escolar e de questionamentos feitos aos alunos sobre estas películas através de fichários, nós conseguimos produzir um material didático que será bastante útil aos profissionais da História que queiram cativar seus alunos para o aprendizado histórico. É apropriado para aqueles que querem sair da mera ilustração de aula previamente lecionada e também que pensam na construção de uma sociedade mais justa, de uma nova ética, oposta à neoliberal, predominante em nossa sociedade e atenta às demandas do seu tempo.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,96 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypeAdobe PDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCinemapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSegunda Guerra Mundialpt_BR
Título: dc.titleA história vai a guerra novamente: a utilização de filmes históricos de guerra na produção de conhecimento histórico no ambiente escolar, as obras Círculo de fogo (2001) e O resgate do soldado Ryan (1998)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA MESTRADO E DOUTORADO PROFISSIONAL / PROFHISTÓRIA - UFCpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDISSERTAÇÃOpt_BR
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