Ensinando História Local: a representação da identidade em Santa Izabel do Pará na égide da educação patrimonial.

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Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRAMOS, Adriel Eleris-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-10-06T11:47:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-10-06T11:47:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-20-
identificador: dc.identifier.otherDissertação Adriel Elerispt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131628-
Resumo: dc.description.abstractA presente dissertação tomou como norte a formação de uma identidade de estudantes em Santa Izabel do Pará a partir da educação patrimonial. Para isto, foi necessário entender como a História local tem sido ensinada nos anos iniciais do Ensino fundamental das escolas de Santa Izabel do Pará, para então perceber razões de carências apresentadas diante destes temas, nos anos finais desta etapa. Posteriormente elaborei uma proposta didática alternativa que buscou adentrar nas tecnologias de informação e que culminou em um Website intitulado “Ensinando História local no patrimônio” com o intuito de possibilitar um melhor suporte no ensino de História escolar local tanto nos anos iniciais como finais do ensino fundamental, além de servir como fonte de pesquisa para discentes do município. Neste sentido, buscamos, a partir das falas em entrevistas com professores dos anos iniciais, estabelecer comparações entre as respostas destes sujeitos com as falas de estudantes dos anos finais do ensino fundamental, identificadas em questionários, ponderando diferenças, contradições ou igualdades entre as distintas narrativas. O Lócus da pesquisa é a Escola Municipal de ensino fundamental Antônio Lemos, uma unidade da Secretaria Municipal de Educação de Santa Izabel do Pará – SEMED, localizada do centro de cidade e o projeto se desenvolveu a partir de uma turma de 9° ano. Neste projeto, buscamos na educação patrimonial, o suporte necessário para trazer parte da História da cidade que liga-se diretamente ao tema da aula, presente no currículo municipal e que deu suporte ao trabalho local “A Belle Époque na Amazônia”. Elencamos o monumento Colégio Estadual Antônio Lemos – CEAL, antigo Orphelinato Antônio Lemos, patrimônio tombado pela SECULT/ DPHAC em 1982, como forma de promover a criticidade do aluno ao analisar lugares de memória para a desconstrução de uma visão elitizada e que reforça um discurso promovido pela memória coletiva sobre uma suposta “cidade do já teve”. Este exercício culminou na construção de uma identidade do estudante e a consequente orientação no tempo e no seu espaço, além de promover uma reformulação do pensamento histórico social.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent10,5 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História, Consciência Histórica, História local, Identidade, Educação patrimonial.pt_BR
Título: dc.titleEnsinando História Local: a representação da identidade em Santa Izabel do Pará na égide da educação patrimonial.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA-PROFHISTÓRIApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDISSERTAÇÃO DE MESTRADOpt_BR
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