Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Sousa, Julio Kennedy Pereira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-10-02T17:54:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-10-02T17:54:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-28 | - |
identificador: dc.identifier.other | Versão final da dissertação | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131548 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este estudo visa discutir, a partir de pesquisa qualitativa, a relação de estudantes da etnia cigana Calon, no município de Sousa/PB, com o ambiente escolar, mediante o levantamento de frenquência e participação das crianças do 5º ano do Ensino Fundamental, as manifestações da história e cultura na rotina da EMEF Irmã Iraides Holanda Lavour, na disciplina História. Trata-se de abordagem exploratória, ancorada em pesquisas bibliográficas e documental sobre a etnia Calon, bem como o diálogo com os conceitos de conceitos de Consciência Histórica (Cerry -2011) , Memória (Goldfarb -2013) e Identidade (Silva -2000). Com os estudos realizados, buscamos estimular a reflexão sobre as manifestações da ciganidade nas práticas pedagógicas da EMEF Irmã Iraides Holanda Lavour, por meio da produção e aplicação da cartilha formativa “Ciganidade Calon, raízes e memória”, orientando professores sobre relações étnico-raciais e valorizando o protagonismo estudantil. Buscamos contribuir para ampliar as possibilidades de criar instrumentos de valorização da história (re)significada pelas crianças ciganas a partir do Ensino de História nos ambientes formais de educação para estimular uma convivência mais aberta para lidar com as diversidades culturais. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 17,17 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Etnia Cigana Calon | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Memória e Identidade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Título: dc.title | O RECONHECIMENTO DO “SER CIGANO” ATRAVÉS DO ENSINO DE HISTÓRIA NA EMEF IRMÃ IRAÍDES HOLANDA LAVOUR EM SOUSA – PB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Versão final da dissertação.pdf | 17,58 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1131548/2/Versão final da dissertação.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons