O ESTUDO DA HISTÓRIA DE GOIANA (PE) A PARTIR DE FONTES DOCUMENTAIS E PATRIMONIAIS: UMA PROPOSTA DIDÁTICA

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAlmeida Netto, Antonio Pacifico-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-10-02T17:51:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-10-02T17:51:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-08-15-
identificador: dc.identifier.otherVersão final da dissertaçãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131547-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho teve como objetivo investigar e desenvolver uma proposta didática voltada ao uso de fontes documentais e patrimoniais no ensino de História, tendo como espaço de referência o município de Goiana, em Pernambuco. Apesar de ser uma das localidades mais antigas do Brasil, Goiana ainda carece de estudos sistematizados e de materiais didáticos específicos sobre sua história, o que motivou a realização desta pesquisa. A proposta elaborada contemplou uma intervenção pedagógica que valorizasse o patrimônio local como ferramenta de ensino, articulando documentos escritos, imagens, edificações e manifestações culturais que compõem a memória coletiva da cidade. A intenção foi contribuir para a construção de uma aprendizagem histórica significativa, estimulando nos estudantes o sentimento de pertencimento, o protagonismo na produção do conhecimento histórico e a valorização do patrimônio cultural. Com base nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), compreendeu-se que o ensino de História deve promover a análise crítica de diferentes fontes e fomentar uma atitude investigativa nos alunos. Como produto final, elaborou-se uma sequência didática voltada às turmas do Ensino Médio da Escola EREMJA-Goiana. Com esta iniciativa, buscou-se não apenas suprir lacunas existentes no ensino de história de Goiana, mas também fomentar uma prática pedagógica mais engajada, contextualizada e significativa para os sujeitos escolares.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4,27 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHistória Localpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDocumentospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPatrimôniopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGoiana (PE)pt_BR
Título: dc.titleO ESTUDO DA HISTÓRIA DE GOIANA (PE) A PARTIR DE FONTES DOCUMENTAIS E PATRIMONIAIS: UMA PROPOSTA DIDÁTICApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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