Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UERJ | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Moura, Fábio Vinicius Gouvêa | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Petito, Priscila Cardoso | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Fábio Menezes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-12T16:29:21Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-12T16:29:21Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-16 | - |
identificador: dc.identifier.other | produto educacional - capa ilustrada com figuras geometricas | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131021 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente Produto Educacional atua como uma proposta didática de atividades e é referente à dissertação de mestrado intitulada “Desenvolvendo uma Mentalidade Matemática por meio de uma Abordagem Problematizada no ensino de Áreas Geométricas”. Tal produto é resultado da pesquisa associada ao Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, vinculado a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Nosso Produto Educacional consiste em uma sequência didática voltada para aulas de Matemática, inspirada nos princípios da Matemática Problematizada, da Investigação Matemática e do Laboratório de Ensino de Matemática. Essa proposta adota uma abordagem dialógica, que busca (re)construir os conceitos matemáticos de forma colaborativa no ambiente escolar. Para isso, são exploradas situaçõesproblema relacionadas à Geometria, utilizando materiais manipuláveis como recurso didático, com o objetivo de favorecer a visualização, a compreensão e a abstração dos conceitos matemáticos pelos estudantes. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3,25Mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | laboratório de ensino de matemática; matemática problematizada; investigação matemática; geometria; ensino fundamental. | pt_BR |
Título: dc.title | Problematizando o ensino de áreas – criando sentidos e conexões entre a Aritmética, a Álgebra e a Geometria | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFMAT | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFMAT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons