Problematizando o ensino de áreas – criando sentidos e conexões entre a Aritmética, a Álgebra e a Geometria

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUERJpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMoura, Fábio Vinicius Gouvêa-
Autor(es): dc.contributor.authorPetito, Priscila Cardoso-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Fábio Menezes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-12T16:29:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-12T16:29:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-16-
identificador: dc.identifier.otherproduto educacional - capa ilustrada com figuras geometricaspt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131021-
Resumo: dc.description.abstractO presente Produto Educacional atua como uma proposta didática de atividades e é referente à dissertação de mestrado intitulada “Desenvolvendo uma Mentalidade Matemática por meio de uma Abordagem Problematizada no ensino de Áreas Geométricas”. Tal produto é resultado da pesquisa associada ao Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, vinculado a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Nosso Produto Educacional consiste em uma sequência didática voltada para aulas de Matemática, inspirada nos princípios da Matemática Problematizada, da Investigação Matemática e do Laboratório de Ensino de Matemática. Essa proposta adota uma abordagem dialógica, que busca (re)construir os conceitos matemáticos de forma colaborativa no ambiente escolar. Para isso, são exploradas situaçõesproblema relacionadas à Geometria, utilizando materiais manipuláveis como recurso didático, com o objetivo de favorecer a visualização, a compreensão e a abstração dos conceitos matemáticos pelos estudantes.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3,25Mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectlaboratório de ensino de matemática; matemática problematizada; investigação matemática; geometria; ensino fundamental.pt_BR
Título: dc.titleProblematizando o ensino de áreas – criando sentidos e conexões entre a Aritmética, a Álgebra e a Geometriapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFMATpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFMAT


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons