ENSINO DE HISTÓRIA ENTRE MEMÓRIAS E NARRATIVAS: A LENDA DO MINHOCÃO DE CÁCERES/MT

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Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado de Mato Grossopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorDE CARVALHO, RONALDO JOSÉ-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-09T22:34:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-09T22:34:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-
identificador: dc.identifier.otherDissertação - Ronaldopt_BR
identificador: dc.identifier.otherProduto Pedagógico - Ronaldopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1130946-
Resumo: dc.description.abstractO ato de narrar lendas, contos ou mitos expressa algo do coletivo, do modo de pensar e viver o mundo, conferindo sentido à nossa existência individual e subjetiva. Walter Benjamin (1994) afirma que narrar é a capacidade humana de trocar experiências, constituindo uma verdadeira arte de transmitir vivências por meio da memória individual e coletiva. Como problemática central da pesquisa, buscamos compreender a historicidade da famosa lenda do Minhocão. Acreditamos que a gênese dessa lenda esteja relacionada à construção da Catedral de São Luiz, em Cáceres, Mato Grosso. A edificação dessa igreja foi iniciada em 1919 e concluída apenas 46 anos depois, em 1965. Dentre os diversos fatores que contribuíram para a demora na finalização da obra, destaca-se um desabamento ocorrido em 1949. As fontes analisadas revelam que, após esse acontecimento particularmente impactante, a lenda ganhou grande popularidade entre a população local. Ou seja, no contexto de reconstrução da Catedral de São Luiz, a lenda do Minhocão atuou como elo entre fé e mobilização coletiva, atendendo também aos interesses materiais da Igreja Católica. A metodologia adotada nesta pesquisa é de natureza qualitativa. Para embasar a investigação, realizamos uma revisão bibliográfica e documental, explorando diretrizes educacionais, tanto nacionais quanto estaduais, além de obras literárias e historiográficas. Considerando a especificidade do objeto de estudo – a lenda do Minhocão – a história oral revelou-se um recurso fundamental. Nesse sentido, foram realizadas entrevistas com professores e professoras de História da Educação Básica que atuam no município de Cáceres. A base teórica da pesquisa está ancorada na Nova História Cultural, conforme Pesavento (2005) e Burke (1992). O conceito de memória é abordado a partir das contribuições de Pollak (1989, 1992), Nora (1993) e Le Goff (1990). Este trabalho demonstrou que tais narrativas possibilitam reflexões sobre a história e a memória de uma comunidade, seu patrimônio cultural imaterial e a cultura popular, constituindo-se como recursos significativos para problematizar essas questões no ensino de História. O “Produto Pedagógico” desenvolvido consistiu em uma Sequência Didática (SD) voltada ao ensino da história de Cáceres, com base, sobretudo, na lenda do Minhocão, mas também em outras narrativas lendárias.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,4  MiB e 246,5 KiBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Título: dc.titleENSINO DE HISTÓRIA ENTRE MEMÓRIAS E NARRATIVAS: A LENDA DO MINHOCÃO DE CÁCERES/MTpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
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