Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado de Mato Grosso | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | LYNEBURGER, VANESSA VARGAS GOMES LYNEBURGER | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-08T16:49:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-08T16:49:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação -Vanessa | pt_BR |
identificador: dc.identifier.other | produto pedagógico - Vanessa | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1130928 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação analisa a rádio escolar como uma metodologia ativa no ensino de História. O foco está na produção do saber histórico dos estudantes, considerando a historicidade dos sujeitos da colonização de Sinop e desafiando o discurso oficial. Adotamos a pesquisa-ação para explorar as potencialidades dos alunos como sujeitos conscientes de sua própria história. Através de metodologias ativas, promovemos o estudo da história local e o desenvolvimento da autonomia na construção de saberes. Essa abordagem descontrói a narrativa única presente nos registros oficiais.Utilizando o conceito de dever de memória, nossa pesquisa visibiliza e escuta as vivências dos sujeitos. A rádio escolar emerge como uma ferramenta fundamental para a disseminação dessas experiências. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,8 e 1,6 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Título: dc.title | VOZES DA NOSSA HISTÓRIA: RÁDIO ESCOLAR COMO METODOLOGIA ATIVA PARA A CONSTRUÇÃO DO SABER HISTÓRICO EM SINOP, MATO GROSSO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertao_Vanessa-_Verso_Final.pdf | 1,84 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1130928/2/Dissertao_Vanessa-_Verso_Final.pdfDownload | |
PRODUTO PEDAGÓGICO - Vanessa.pdf | 1,66 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1130928/3/PRODUTO PEDAGÓGICO - Vanessa.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons