VOZES DA NOSSA HISTÓRIA: RÁDIO ESCOLAR COMO METODOLOGIA ATIVA PARA A CONSTRUÇÃO DO SABER HISTÓRICO EM SINOP, MATO GROSSO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado de Mato Grossopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLYNEBURGER, VANESSA VARGAS GOMES LYNEBURGER-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-08T16:49:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-08T16:49:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-
identificador: dc.identifier.otherDissertação -Vanessapt_BR
identificador: dc.identifier.otherproduto pedagógico - Vanessapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1130928-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação analisa a rádio escolar como uma metodologia ativa no ensino de História. O foco está na produção do saber histórico dos estudantes, considerando a historicidade dos sujeitos da colonização de Sinop e desafiando o discurso oficial. Adotamos a pesquisa-ação para explorar as potencialidades dos alunos como sujeitos conscientes de sua própria história. Através de metodologias ativas, promovemos o estudo da história local e o desenvolvimento da autonomia na construção de saberes. Essa abordagem descontrói a narrativa única presente nos registros oficiais.Utilizando o conceito de dever de memória, nossa pesquisa visibiliza e escuta as vivências dos sujeitos. A rádio escolar emerge como uma ferramenta fundamental para a disseminação dessas experiências.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,8 e 1,6pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Título: dc.titleVOZES DA NOSSA HISTÓRIA: RÁDIO ESCOLAR COMO METODOLOGIA ATIVA PARA A CONSTRUÇÃO DO SABER HISTÓRICO EM SINOP, MATO GROSSOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Aparece nas coleções:Materiais ProfHistória


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons