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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | UFNT | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Sá, Maria das Vitórias | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-25T13:19:08Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-25T13:19:08Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025 | - |
identificador: dc.identifier.other | Maria das Vitórias da Costa Sá UFNT | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1081075 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa investigou os impactos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e da implementação do Novo Ensino Médio no Ensino de História, tendo como objeto de análise o Colégio Militar do Estado do Tocantins João XXIII, entre 2016 e 2024. O estudo partiu da percepção de que as mudanças educacionais recentes, embora propostas como avanços para a formação dos estudantes, resultaram em desafios para a prática docente, especialmente em disciplinas das Ciências Humanas. A metodologia adotada envolveu análise documental dos marcos legais que regularam o Novo Ensino Médio e a BNCC, pesquisa participante em uma turma de estudantes e entrevistas com três professores de História da instituição estudada. O trabalho buscou compreender como as transformações curriculares influenciaram as práticas pedagógicas, o planejamento de conteúdos e a formação crítica dos estudantes. Os dados coletados revelaram que a aplicação dos novos referenciais curriculares resultou na diminuição da carga horária destinada à disciplina de História e na fragmentação dos conteúdos, dificultando a construção de uma visão histórica ampla e crítica por parte dos estudantes. As entrevistas apontaram, ainda, a ausência de uma padronização adequada entre escolas públicas e privadas e a dificuldade de adaptação dos docentes diante das novas exigências curriculares. Em resposta a essas problemáticas, elaborou-se, como produto da pesquisa, um manual informativo destinado aos professores de História e estudantes. Esse material teve como objetivo oferecer subsídios práticos para o enfrentamento dos desafios impostos pelo Novo Ensino Médio, contribuindo para o fortalecimento da prática docente e para a preservação do ensino crítico e reflexivo da História, mesmo em um cenário de reformas educacionais adversas. Além disso, a pesquisa destacou a importância da resistência e da criatividade dos professores na adaptação das metodologias de ensino, bem como a necessidade de espaços de formação continuada que abordassem criticamente as mudanças em curso. Concluiu-se que, embora as reformas curriculares representassem desafios significativos, elas também poderiam ser encaradas como oportunidades para repensar práticas pedagógicas e reafirmar o compromisso com uma educação histórica voltada para a formação cidadã dos estudantes. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 9710 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistória | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Novo Ensino Médio | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | BNCC | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Prática docente em Colinas do Tocantins | pt_BR |
Título: dc.title | Impactos da legislação (Novo Ensino Médio, BNCC e DCT-TO) no currículo de História: desafios no Colégio Militar de Colinas do Tocantins (2016-2024) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória |
Arquivos associados: | ||||
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Maria das Vitórias da Costa Sá UFNT.pdf | Dissertação em Ensino de História, ProfHistória, UFNT, 2025. | 9,71 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1081075/2/Maria das Vitórias da Costa Sá UFNT.pdfDownload |
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