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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | UFRJ | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Barreto de Magalhães, Marcelo | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-25T13:17:24Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-25T13:17:24Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025 | - |
| identificador: dc.identifier.other | PRÁTICAS DOCENTES SOBRE CONTEÚDOS SENSÍVEIS: EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORES DE HISTÓRIA | - |
| identificador: dc.identifier.other | PRÁTICAS DOCENTES SOBRE CONTEÚDOS SENSÍVEIS: EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORES DE HISTÓRIA- texto | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1081053 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa investiga as práticas de professores ao abordar temas sensíveis e controversos em aulas de História e integra a linha Saberes Históricos no Espaço Escolar. O estudo destaca a necessidade de suprir carências na formação docente e aprimorar suas práticas. Seu objetivo geral consiste em analisar práticas docentes significativas sobre temas sensíveis e controversos no ensino médio, enquanto os específicos incluem esclarecer o conceito de práticas docentes, elucidar a categoria de temas sensíveis e controversos e examinar como professores do ensino médio lidam com esses temas. A questão norteadora foi: como os professores de História desenvolvem e mobilizam práticas sobre temas sensíveis? A base teórica fundamenta-se em Monteiro (2001), Tardif (2002), Freire (1974, 1983, 2006) e Alberti (2014, 2021). A pesquisa, de caráter qualitativo, prioriza a compreensão subjetiva das práticas docentes. Para a coleta de dados, utiliza questionários e grupo focal, envolvendo professores de História do ensino médio da rede FAETEC no município do Rio de Janeiro. Os resultados indicam uma lacuna na abordagem de temas sensíveis no ensino de História, evidenciando deficiências na formação inicial e continuada dos docentes, além da carência de apoio e estrutura por parte das instituições para o desenvolvimento dessas práticas. | - |
| Tamanho: dc.format.extent | 645KB/ 479 KB | - |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | - |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Profhistória; Ensino de História; Práticas Docentes; Temas Sensíveis; Saberes e práticas no espaço escolar. | - |
| Título: dc.title | PRÁTICAS DOCENTES SOBRE CONTEÚDOS SENSÍVEIS: EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORES DE HISTÓRIA | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | - |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | - |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
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